Prefeitura de São Paulo apresenta a Expo Internacional de Consciência Negra no Comitê de Cultura da UCLG em Malmö, Suécia

A UCLG, rede global de cidades e suas associações, tem o compromisso de representar, defender e ampliar as vozes dos governos locais e regionais a fim de implementar ideias que tenham consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

Pela segunda vez, a Cidade de São Paulo fará parte do Comitê de Cultura das Cidades e Governos Locais Unidos - UCLG. Este ano, o seminário internacional será realizado em Malmö (Suécia) e terá início hoje, 21 de setembro. Esta edição tem como proposito trazer uma compreensão mais ampla sobre o racismo, por meio de conversas, debates e disseminação de conhecimentos sobre pesquisas, questões sociais e culturais.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) estará presente no evento para dialogar sobre a política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, dentro da qual é desenvolvida, atualmente, a II Expo Internacional Dia da Consciência Negra.

Parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais e de Educação, a Expo visa estimular o debate e engajar a população no combate ao preconceito. Também é uma forma de marcar o Dia (20/11) e o Mês da Consciência Negra deste ano com inovação em São Paulo, no Brasil e na América Latina.

Responsável pela coordenação dos projetos na SMRI, Elaine Gomes participará do Comitê da UCLG e mostrará que através da cultura e educação, as cidades podem trabalhar juntas contra o racismo.

"Com a Lei 10.639/03 o Farol de Combate ao Racismo Estrutural defende a obrigação de ensinar História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas da cidade de São Paulo. Infelizmente, há um longo caminho para implementar o acesso a todo esse conhecimento, que permitirá ao Brasil ter uma nova geração de cidadania antirracista, com jovens orgulhosos de sua herança, com senso de pertencimento e empoderamento", explica Elaine.

A segunda edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra será realizada de 18 a 20 de novembro. O tema principal será "Duzentos Anos de Luta", e reunirá artistas, ativistas e autores para discutir e celebrar a grande contribuição da comunidade negra ao país.