Políticas de Mudança do Clima nas cidades ibero-americanas foram pauta da 3ª Reunião de Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes

Ao longo do evento, chefes de governo das cidades membro da UCCI se reuniram para debater experiências municipais

Na última terça-feira (27), a Prefeitura de São Paulo realizou a 3ª Reunião de Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes, na qual foram apresentados painéis de boas práticas sustentáveis para melhorias e soluções urbanas nas cidades. O primeiro painel teve como tema Políticas de Mudança do Clima nas cidades ibero-americanas, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, 7, 11, 13 e 17 como foco.

Representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Santo Domingo, San José e Andorra-a-Velha se reuniram para discutir maneiras de agir pelo clima, além de contar quais ações participam em seus países. O Secretário Executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo, Antônio Pinheiro Pedro discursou sobre a importância de olhar para as mudanças climáticas e agir.

“São Paulo é um dos únicos quatro sistemas especializados em mudanças climáticas no sistema de governança em todo o continente americano. Então o grande desafio envolve buscar controle territorial, resiliência e adaptabilidade, e é o que tentamos buscar seguindo os ditames extraídos dos decretos do Prefeito Ricardo Nunes. Esperamos nos tornar um bom exemplo para o mundo, na cidade que é a quarta capital do planeta”, explica o secretário.

O painel contou também com a presença da Diretora Geral de Política e Estratégia Ambiental da Agência de Proteção Ambiental de Buenos Aires - Carolina Theler, da Diretora de Desenvolvimento Comunitário de Santo Domingo – Claudia Sarante, da Chefe do escritório municipal de gestão de risco a desastres de San José - Lorena Romero Vargas, dos vereadores de Andorra-a-Velha - Gerard Estrella e Gerard Menardia e do Subsecretário de Biodiversidade e Clima do Rio de Janeiro – Douglas Nascimento.