Prefeitura São Paulo comemora entrega do título “Capital Verde Ibero-americana 2022” em evento na Praça das Artes

A cerimônia de recebimento do diploma aconteceu dentro da agenda do III Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes da Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI)

Nesta última terça-feira (27), a Cidade de São Paulo recebeu o diploma oficial do título “São Paulo Capital Verde Ibero-americana", concedido em reconhecimento pelos avanços rumo ao fortalecimento e a consolidação das áreas verdes e da biodiversidade urbana do município. A entrega aconteceu na abertura da 3ª Reunião de Comitê de Cidades Sustentáveis e Resilientes da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), Sala do Conservatório da Praça das Artes.

Estiveram presentes: o Prefeito Ricardo Nunes, Secretária Municipal de Relações Internacionais (SMRI) - Marta Suplicy, o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente (SVMA) - Rodrigo Ravena, o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas (SECLIMA) - Antônio Pinheiro Pedro, e a representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) - Estela Alves.

Por meio de um vídeo, a Secretária-Geral da UCCI, Almudena Maíllo, parabenizou a cidade: “Esse diploma é um reconhecimento à importância que São Paulo soube mostrar como parceiro estratégico e de confiança na União das Cidades Capitais Ibero-americanas. Os projetos de cooperação técnica que realizamos junto com São Paulo nos últimos anos, foram referências em eficácia e eficiência em nossa cooperação. Dentre eles, gostaria de destacar o relacionado com a estratégia de monitoramento e avaliação dos ODS a partir dos governos locais, e mais recentemente uma importante iniciativa, que nos permitiu celebrar a Primeira Semana de Economia Circular aqui em São Paulo, com excelentes resultados”.

“Na C40 é falado sobre uma meta de ter 30% de cobertura verde na Cidade. Em São Paulo nós temos 48,14%, e colocamos na meta chegar a 50%. Cada ação positiva mostra que nossa cidade pode ter boas relações e dar bons exemplos. É muito difícil chegar a 50%, porque representa exatamente o território da Subprefeitura da Sé, mas porque colocar essa meta difícil de atingir? Porque não podemos retroagir”, explica o Prefeito Ricardo Nunes.

“Nossa cidade é baluarte contra o negacionismo climático e ambiental. São Paulo por meio de diversas políticas públicas, está fortalecendo e consolidando as áreas verdes e sua biodiversidade urbana, são 111 parques. São Paulo, busca estar na vanguarda, rumo a uma cidade cada vez mais socialmente justa e ambientalmente sustentável. Sem deixar ninguém para trás”, enfatiza a secretária de RI, Marta Suplicy.

O título se dá pelas conquistas da cidade de São Paulo no âmbito do verde. Segundo dados da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em 2022, cerca de 27,7 milhões de pessoas visitaram os parques municipais, dos quais nove foram revitalizados este ano. Já foram produzidos 836,2 mil mudas nos três viveiros municipais e a meta é alcançar 1,1 milhão, assim como o plantio de 45 mil árvores até dezembro. Foram atendidos na cidade 4.482 animais silvestres.

“Os governos locais serão os responsáveis pelo enfrentamento das mudanças climáticas. Já é consenso que as prefeituras das cidades e as pessoas levarão à frente o combate e a mitigação do câmbio da mudança climática que já ocorre no país. Então, é importante fazer parte desta rede”, explica Rodrigo Ravena, chefe de gabinete da SVMA.

Estela Alves, representante do CADES relembrou, em sua fala, que o ODS 11 não apenas da questão do verde, mas também da moradia digna, do acesso aos serviços básicos, transporte seguro, uso de tecnologia, urbanização inclusiva e sustentável: “Em 2030 cerca de 60% da população vai ser urbana, mas quase 1 bilhão de pessoas vão viver em favelas, no mundo e 70% das emissões de carbono vem das cidades, então temos um longo caminho pela frente”.

“É uma honra enorme para a cidade de São Paulo trabalhar com o sistema de governança especializada do clima local e em relação a uma questão que é global. São Paulo é um dos únicos quatro sistemas especializados em mudanças climáticas no sistema de governança em todo o continente americano. São Paulo e Niterói estão a frente e implementando modelo, que pode ser modelo para o mundo. Então, o grande desafio envolve buscar controle territorial, resiliência e adaptabilidade. Esperamos nos tornar um bom exemplo para o mundo, na cidade que é a quarta capital do planeta”, comenta Pinheiro Pedro, Secretário da SECLIMA.


III Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes da UCCI

Os chefes de governo das cidades membro da UCCI participarão de painéis nos quais serão apresentadas e debatidas experiências municipais com a finalidade de propor recomendações para soluções a problemas comuns às cidades ibero-americanas.

A agenda conta com painéis técnicos com foco em resiliência climática e sustentabilidade, visitas técnicas a equipamentos públicos da cidade, dinâmicas de debate na perspectiva ibero-americana. No último dia, haverá o encontro de encerramento do projeto de cooperação integral coordenado por São Paulo, “Economia Circular enquanto mecanismo inovador de implementação da Agenda 2030'', bem como o lançamento do Chamado à Ação em Economia Circular e a discussão do documento-síntese da reunião do Comitê.