Dinamarca e São Paulo discutem desafios na área ambiental

Ministro Troels Lund Poulsen esteve na Prefeitura de São Paulo

Como a maior metrópole da América do Sul enfrenta dos desafios na área ambiental? Esta foi uma das questões discutidas nesta quinta-feira, dia 10, durante a reunião do ministro do Meio Ambiente da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, com os secretários municipais de Relações Internacionais e do Verde e Meio Ambiente.

O secretário de Relações Internacionais ressaltou que a cidade de São Paulo tem atuado para ampliar as áreas verdes e reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Ele lembrou ainda que há dois anos, quando foi implantada a Lei Cidade Limpa, foi iniciado um processo de despoluição visual da cidade. "Foi uma lei inovadora que hoje é reconhecida internacionalmente. Ela mudou a cidade", afirmou.
 
As ações da prefeitura não pararam por aí. De acordo com o secretário-adjunto de Relações Internacionais,  está sendo implantado um grande projeto de expansão da área verde, por meio do aumento do número de parques e do plantio de árvores. "Outra proposta é a susbtituição gradual do uso de combustíveis poluentes na frota de veículos", destacou.
 
O embaixador da Dinarmarca no Brasil, Svend Nielsen, quis saber sobre a transformação do lixo em energia. O secretário do Verde e Meio Ambiente explicou que cerca de 14 toneladas de lixo produzidas diariamente são levadas os aterros. A maior parte do gás produzido pela decomposição natural dos resíduos é transformada em energia elétrica nos aterros Bandeirantes e São João. O ministro Poulsen disse que a Dinamarca possui um moderno sistema de transformação de lixo em energia e convidou a Prefeitura de São Paulo para conhecer o local para futuro intercâmbio neste setor.
 
Para o secretário do Verde e Meio Ambiente, a capital paulista tem desafios ambiciosos.  "São Paulo deve ser um protagonista nesta batalha contra o aquecimento global. Ela é uma cidade internacional, considerada o coração financeiro do país e deve dar o exemplo para o Brasil", afirmou.

A visita técnica à convite do governo dinamarquês deverá acontecer em dezembro deste ano, quando a cidade de São Paulo vai participar da 15ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), em Copenhague. Trata-se do maior e mais esperado evento sobre as ações contra o aquecimento global realizado neste século.