Cidade de São Paulo participa da 16º Capacitação Regional, da Rede Mercocidades

Representantes de cidades, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil da Argentina, Brasil, Chile, Equador e Uruguai

A cidade de Esteban Echeverría, em Buenos Aires, Argentina sediou a 16º Capacitação Regional da Rede Mercocidades, dos dias 16 a 19 de agosto. A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) participou como parte da estratégia de atuação em redes internacionais de cidades da Coordenação de Assuntos Internacionais Multilaterais. A SMRI foi uma das 20 entidades selecionadas a participar da oportunidade e desenvolver suas propostas de projetos.

O programa é focado na formulação e implementação de projetos regionais, com oficinas metodológicas e temáticas. Neste ano, o eixo central é o “Direito a Cidade”, vinculando as temáticas de migração, juventude, gênero e saúde. Nos eixos transversais, foram sugeridos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 e 11 – Igualdade de Gênero e Cidades e Comunidades Sustentáveis, respectivamente.

O evento possibilitou estreitar os laços de São Paulo com a rede, fortalecendo a candidatura do município para a presidência de Mercocidades no período 2023/2024, além de potencializar sua posição como cidade coordenadora da Unidade Temática de Desenvolvimento Social da rede e promover trocas de experiências com os diversos representantes presentes.

“Foi possível realizar importantes intercâmbios e interações com representantes de outras cidades pertencentes a rede e com a equipe da Secretaria Técnica Permanente de Mercocidade, possibilitando o estreitamento da relação com a rede”, afirmou a assessora de Assuntos Multilaterais, Luiza Debrassi.