São Paulo se candidata para ser sede da cúpula de rede mundial de cidades

A cidade que ganhar a sede do evento de 2023 deverá assinar um contrato de compromisso para a realização do evento

Nesta segunda-feira (15), as Secretarias Municipais de Relações Internacionais e de Cultura se reuniram, de maneira virtual, com a rede de governos locais World Cities Culture Forum (WCCF), a fim de discutir a candidatura da cidade de São Paulo para sediar a cúpula da rede em 2023. A decisão será anunciada pela presidência da WCCF durante a cúpula de 2022, em Helsinque, Finlândia, no mês de outubro.

Participaram deste encontro: Justine Simons, vice-prefeita para Cultura e Indústria Criativa da cidade de Londres e Presidente da rede WCCF, Marta Suplicy, Secretária Municipal de Relações Internacionais, e Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura.

Criada em 2012 por iniciativa da Prefeitura de Londres, a WCCF é uma rede formada por 41 cidades que discutem pautas internacionais. Atualmente presidida por Justine Simons, representante da de Cultura e Indústrias Criativas na Prefeitura de Londres, a rede passou a ter participação da cidade de São Paulo em 2020.

“Recentemente, a Cidade de São Paulo sediou muitos eventos culturais importantes como a Virada ODS, Virada Cultural e realizará, em novembro, a II Expo Internacional Dia da Consciência Negra”, explica a Secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Temas foram apresentados pela cúpula, como economia criativa, mecanismos de gestão pública e acesso à cultura. A proposta é debater um cenário pós pandêmico e de valorização da cultura e de educação.

Comunicação SMRI