PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria de Relações Internacionais representa a Prefeitura de SP na Smart City Expo Latam Congress no México

O evento proporcionou o debate e compartilhamento de conhecimento e experiências para acelerar a reconstrução socioeconômica da América Latina

22/07/2022 14h08

 No mês de junho, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) marcou presença no evento Smart City Expo Latam Congress, na cidade de Mérida, no México, que reúne representantes de cidades, instituições públicas e privadas com o objetivo de identificar desafios comuns e apresentar soluções orientadas a um melhor planejamento urbano. Além disso, o congresso é um ponto de encontro para os principais agentes de troca das cidades latino-americanas a fim de gerar vínculos que colaborem para definir estratégias e futuras linhas de ação.

O assessor da SMRI, Francisco Castro, representou a Prefeitura de São Paulo no evento e participou de debates, nos quais abordou programas como o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo, (PlanClima SP), que busca implementar medidas que levem à neutralidade de emissões de gás carbônico até 2050, além de adaptação aos impactos da mudança do clima e tratamento para o equilíbrio entre os ônus e os bônus da mudança do clima.

“Participei do painel de transição energética, que é muito importante para nós que defendemos e promovemos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Agenda 2030. Falei especialmente dos nossos projetos na Prefeitura sobre eletrificação da frota de ônibus. Vamos trocar paulatinamente todos os ônibus da nossa frota, que são quase 14 mil, até 2040, para ônibus zero emissão (de carbono), começando com ônibus elétricos”, comentou Francisco.

A cidade de São Paulo também apresentou o contrato assinado para instalação em 80 Unidades Básicas de Saúde (UBS), instalação em 465 unidades de Educação (escolas e edifícios administrativos) e instalação de fazenda solar em aterro sanitário desativado, utilizando de forma eficiente o espaço disponível, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável.