Em missão a Montevidéu, SMRI participa do projeto “Impulsionando a sensibilização da Agenda 2030 a nível territorial para a localização dos ODS”

Iniciativa conta com trocas de experiências entre para cumprimento da Agenda 2030

 Nos dias 4 e 5 de julho, o Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Relações Internacionais, Wagner Rocha, participou das atividades presenciais do projeto “Impulsionando a sensibilização da Agenda 2030 a nível local para a localização dos ODS”, em Montevidéu, no Uruguai.

A participação da Cidade de São Paulo visa o compartilhamento de experiências sobre localização dos ODS, com ênfase nas aprendizagens em torno da estratégia de sensibilização e participação, estratégia de comunicação e a construção de capacidades de planejamento e monitoramento da implementação da Agenda 2030.

As atividades ocorreram de maneira híbrida e incluiu as demais cidades membros da UCCI (União das Cidades Capitais Ibero-americanas) integrantes do projeto: Barcelona; La Paz e São Paulo, além de organismos internacionais que trabalham o tema, como o PNUD (Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento). A partir da compreensão da dimensão da institucionalização dos ODS nas quatro cidades, espera-se estruturar metodologias inovadoras para melhorar a implementação dos ODS nos territórios.

“Na ocasião, aproveitei para apresentar a Virada ODS, um grande marco nas ações de comunicação e engajamento para a Agenda 2030 na cidade de São Paulo. Os intercâmbios realizados entre as cidades e as organizações presentes com foco nas estratégias de comunicação e sensibilização, relatórios voluntários locais, participação social e monitoramento, servirão de insumos para aprimoramento de nossas ações, com vistas à acelerar a implementação efetiva da Agenda 2030 no município” explica Wagner Rocha.