SMRI-SP participa do painel “Revisões Locais Voluntárias-Cidades da UCCI rumo ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável”

Evento reuniu cidades com boas práticas na implementação da Agenda 2030

 A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) promoveram, na última quarta-feira (22) o painel “Revisões Locais Voluntárias - cidades da UCCI rumo ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável”. Ele faz parte de uma série de três webinários que serão executados pelo Programa de Pós-Graduação em Governança Global da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no âmbito do processo preparatório para a Conferência Internacional Rio+30 Cidades (Conferência de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Inclusivo). O evento ocorreu via Zoom, sendo transmitido pelo Youtube da Rio+30 Cidades e pelo canal de eventos da PUC-SP.

O primeiro painel buscou reunir cidades com boas práticas na implementação da Agenda 2030 (parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS), no contexto local e no processo de elaboração das Revisões Locais Voluntárias. A partir dos debates ali feitos, será elaborado um artigo pelas cidades da rede que subsidiará a agenda da UCCI para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, principal plataforma para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030, e para a Rio+30 Cidades.

O segundo evento “Compromissos e avanços das cidades da UCCI em ação climática”, ocorrerá no dia 29 de junho, e tem como objetivo apresentar as melhores práticas em políticas de combate à crise climática, a fim de construir uma agenda conjunta no âmbito da UCCI. O terceiro, “Sistemas Alimentares Urbanos Sustentáveis”, será no dia 6 de julho e visa apresentar e debater as políticas, projetos e metas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas alimentares urbanos sustentáveis de cidades membros da UCCI. Além do intercâmbio de boas práticas relacionadas aos diversos ODS, esse debate intersetorial pretende também sistematizar desafios e prioridades convergentes entre essas cidades, para a construção coletiva da agenda da UCCI em direção à Conferência Rio +30 Cidades.

“Os espaços de integração entre as cidades são essenciais para o intercâmbio de conhecimentos e estratégias de implementação da Agenda 2030, além da construção de uma agenda comum na urgente promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo”, diz Wagner Rocha, Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da SMRI-SP.