Em Missão técnica, Secretaria Municipal de Relações Internacionais vai a Milão para troca de experiências em desenvolvimento urbano e sustentável

Ação faz parte dos 60 anos de Irmanamento entre SP e Milão

Dos dias 26 ao dia 30 de maio, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais esteve em Milão para a Missão técnica - troca de experiências em desenvolvimento urbano e sustentável. O programa International Urban and Regional Cooperation (IURC-América Latina), convidou membros da Equipe da Cidade de São Paulo a participar de visita de estudo na cidade de Milão. Programa IURC América Latina busca promover o compartilhamento de conhecimento e a cooperação entre cidades e regiões em desenvolvimento urbano sustentável e inovação regional, no qual é financiado pela União Europeia. Dentre as diretrizes estabelecidas neste acordo, registra-se que cada cidade sediou uma visita de estudo para delegação da cidade parceira. A iniciativa inclui seis países da América Latina (México, Colômbia, Peru, Brasil, Argentina e Chile).

Em representação à SMRI, a coordenadora de Bilaterais, Camila Assis esteve presente e participou da apresentação da agenda de trabalho e discussão de temáticas de interesse comum entre a cidade de São Paulo e Milão. Além disso, a visita contou com a apresentação sobre como a cidade de Milão tem incluído em seus programas de regeneração urbana a comida, e a produção local de alimentos, como um aspecto fundamental regeneração dos espaços verdes, mas também como fator decisivo a inclusão social, com entendimento ao Projeto Ligue aos Pontos, iniciativa da Prefeitura de São Paulo para promover o desenvolvimento sustentável do território rural e aprimorar suas relações com o meio urbano a partir dos diversos pontos envolvidos na Cadeia da Agricultura.

“São Paulo e Milão possuem metas muito similares em seus planos diretores, nesse sentido esta visita de estudo configurou-se como oportunidade chave para troca de experiências em sustentabilidade urbana, reforçando o compromisso da cidade de São Paulo como a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ótima base de referência para implementação de políticas públicas voltadas a regeneração urbana sustentável. É válido lembrar que recentemente a cidade de São Paulo, por meio da SP Urbanismo, aprovou um Acordo de Cooperação Técnica com a rede global de cidades C40 Cities para realização de um concurso internacional que selecionará projetos urbanos para áreas públicas subutilizadas na região central da cidade”, comenta Camila.

As ações fazem parte dos 60 anos de irmanamento entre a cidade de São Paulo e Milão, que aconteceu em 12 de março de 2022, marcada por homenagens, como as inaugurações da Praça Largo São Paulo, em Milão e pela Praça Cidade de Milão, em São Paulo. As duas cidades possuem marco histórico de reciprocidade e coorperação, sendo pontos de referência nacionais nos setores da moda, design, economia e gastronomia.

“Estamos ansiosos para receber a delegação milanesa em São Paulo, pois, creio que essa segunda etapa de nossa troca de experiências, nos permitirá ampliar ainda mais o escopo de cooperação, afinal São Paulo tem muito o que partilhar também”, finaliza a coordenadora.