PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria Municipal de RI participa de Congresso Mundial do ICLEI

O evento é uma maneira de conectar governos para a discussão de sustentabilidade e desenvolvimento

23/05/2022 17h06

No dia 12 de maio foi realizado o Congresso Mundial do Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), na Suécia, e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais participou do painel sobre a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em cidades. A cada três anos, o ICLEI sedia o Congresso Mundial da rede para mostrar como as cidades e regiões associadas estão avançando no desenvolvimento urbano sustentável.

O Congresso Mundial do ICLEI conecta governos locais e regionais com seus pares e parceiros estratégicos e fornece uma plataforma para discussões para informar e aprimorar seus trabalhos. O principal objetivo está na participação de diálogos de alto-nível e de workshops durante o Congresso Mundial do ICLEI, evento que reúne governos locais e regionais associados à rede em torno do desenvolvimento sustentável urbano. Teve como temas mais importantes: o futuro climático neutro, comunidades resilientes e saudáveis em harmonia com a natureza, e inclusão e equidade.

A Cúpula de Malmö traz como lema: Sustentabilidade. Juntos e Juntas. Por meio de diálogos estratégicos de alto nível, bem como workshops espalhados por Malmö, sessões com conteúdo profundos e várias oportunidades de networking, o evento busca garantir um espaço para governos municipais e regionais se engajarem na equidade e sustentabilidade no futuro.
“Foi uma presença importante para acompanhar as discussões de boas práticas, trocas de experiências entre partes e consolidação de São Paulo como referência na institucionalização da Agenda 2030 no município”, comentou Talita Vieira, assessora técnica da Coordenadoria de Assuntos Internacionais Multilaterais da SMRI.

Mais de 500 participantes estiveram presentes presencialmente, entre representantes de alto-nível de governos locais e regionais (prefeitos, governadores), de organizações internacionais, no qual foi considerado o histórico de atuação da cidade de São Paulo com a rede e seu avanço no caminho da sustentabilidade.