Secretaria de Relações Internacionais participa da abertura da Semana de Governo Aberto

Garantia da transparência, combate à corrupção, prestação de contas são os principais objetivos do evento

Ontem (17), foi realizada a abertura da Semana de Governo Aberto, evento que conta com mesas expositivas, painéis e, também, com a oficina “Plano de Comunicação e Engajamento da Agenda Municipal 2030”, essa última liderada pela Secretaria de Relações Internacionais.

“Os esforços que São Paulo tem empreendido localmente estão em plena sinergia com as recomendações e com os objetivos da Parceria por Governo Aberto. Esses são baseados na difusão de práticas de transparência a fim de melhorar a prestação de serviços públicos aos cidadãos. A Secretaria de Relações Internacionais da cidade de São Paulo tem total compromisso com o avanço desta pauta no contexto municipal, atuando por meio de contribuições para constantes articulações internacionais, de modo a prospectar cooperações que possam incrementar nossas políticas”, comentou o secretário-adjunto, Embaixador Fernando de Mello Barreto. Ele representou a Secretaria na programação deste primeiro dia.

O evento acontece também, na quarta-feira, dia 18, a partir das 14h, e tem como propósito dialogar sobre as expectativas da sociedade civil e do governo a respeito do Plano de Comunicação e engajamento para monitoramento da implementação da Agenda Municipal 2030 da Cidade de São Paulo.

Open Government Partnership (OGP) - A organização do evento, no âmbito da capital, é da Coordenação de Governo Aberto (CGA), da Secretaria Executiva de Relações Institucionais (Casa Civil), junto com a Controladoria Geral do Município (CGM) e com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). A programação internacional anual é fomentada pela Open Government Partnership - OGP (Parceria Internacional para o Governo Aberto) com a participação de 79 membros nacionais e 56 governos locais ao redor do mundo.

Neste ano, os três membros brasileiros da OGP (municípios de São Paulo, Osasco e o Estado de Santa Catarina) se uniram à Controladoria Geral da União (CGU) para propor uma agenda de discussões sobre participação social, inovação, transparência e combate à corrupção.

Nos últimos cinco anos, foram feitos mais de mil eventos para a Open Gov Week em mais de 70 países.

As atividades da Semana de Governo Aberto (mesas, painéis e oficinas) estão acontecendo on-line. As mesas e os painéis têm transmissões ao vivo pelo canal da CGU no YouTube e as oficinas serão realizadas pelo Google Meet (mediante inscrição prévia).