Cidade de São Paulo participa da programação internacional da Open Gov Week

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais realizará oficinas para elaboração de um plano local de comunicação e engajamento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU

Na próxima quarta-feira (18) a Prefeitura de São Paulo participa da Semana de Governo Aberto (Open Gov Week) 2022 que contará com mesas expositivas, painéis e, também, com a realização da oficina “Plano de Comunicação e Engajamento da Agenda Municipal 2030”, essa última liderada pela Secretaria de Relações Internacionais. A ideia da atividade colaborativa é pensar em possibilidades para fortalecer o engajamento da população na implementação local da Agenda das Nações Unidas (ONU).

A organização do evento, no âmbito da capital, é da Coordenação de Governo Aberto (CGA), da Secretaria Executiva de Relações Institucionais (Casa Civil), junto com a Controladoria Geral do Município (CGM) e com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). A programação internacional anual é fomentada pela Open Government Partnership - OGP (Parceria Internacional para o Governo Aberto) com a participação de 79 membros nacionais e 56 governos locais ao redor do mundo.

Neste ano, os três membros brasileiros da OGP (municípios de São Paulo, Osasco e o Estado de Santa Catarina) se uniram à Controladoria Geral da União (CGU) para propor uma agenda de discussões sobre participação social, inovação, transparência e combate à corrupção. Nos últimos cinco anos, foram feitos mais de mil eventos para a Open Gov Week em mais de 70 países. As atividades da Semana de Governo Aberto (mesas, painéis e oficinas) serão on-line. As mesas e os painéis serão transmitidos ao vivo pelo canal da CGU no YouTube e as oficinas serão realizadas pelo Google Meet (mediante inscrição prévia).

“É de suma importância entregar a transparência da cidade de São Paulo para todo o Brasil e para o mundo. O nosso compromisso com boas ações, desenvolvimento e entrega é prioridade. O trabalho está sendo feito para uma cidade cada vez mais justa e desenvolvida. É o que São Paulo merece”, comenta o secretário-adjunto da Secretaria de Relações Internacionais, Embaixador Fernando de Mello Barreto.

A oficina, no dia 18 (quarta), tratará da contextualização das ações de comunicação e engajamento que já foram planejadas e estão em andamento na Secretaria, além de buscar novas ações que possam compor no Plano de Ação e Engajamento. Como exemplo das ações capitaneadas pela Secretaria de Relações Internacionais estão o Lançamento do Plano de Ação da Agenda Municipal 2030, realizado em março, no Parque Augusta, a 1ª Semana de Economia Circular da América Latina, no início do mês e a Virada ODS, que será realizada nos dias 9, 10 e 11 de julho, com programação nas cinco regiões da cidade.

“O fortalecimento do engajamento da população em relação à Agenda 2030, que é diretriz de políticas públicas na cidade de São Paulo, é essencial para a sua efetiva implementação e, consequentemente, melhoria de nossas políticas públicas. Assim como o processo de planejamento das ações da Agenda Municipal 2030, o processo de monitoramento também depende da colaboração de toda a sociedade, com objetivo não só de fiscalizar a execução do que foi pactuado previamente com o governo, mas também de apresentar contribuições e agir conjuntamente para a concretização dos objetivos, que é de todos e para todos, sem deixar ninguém para trás”, explica Wagner Rocha, analista de políticas públicas e gestão governamental na SMRI.


Programação
14h - Abertura
18/05 (quarta-feira) - 14h às 15h30
Oficina 2: Plano de Comunicação e Engajamento da Agenda Municipal 2030

Descrição: Oficina para dialogar sobre as expectativas da sociedade civil e governo a respeito do Plano de Comunicação e engajamento para monitoramento da implementação da Agenda Municipal 2030 da Cidade de São Paulo.

Público-alvo: Especialistas governamentais e da sociedade civil convidados, membros do Fórum de Gestão Compartilhada, conselheiros e demais munícipes.

Participantes: Representante da Supervisão para Assuntos de Governo Aberto, representante da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, e representante do Fórum de Gestão Compartilhada.

Link de inscrição: https://forms.gle/ZNmgvR1ZGviwSFhc6