Hub Green Sampa recebe abertura da 1ª semana de Economia Circular da América Latina

A programação conta com diversos painéis durante os dias 5 e 6 de maio, como: “Cidades e Economia Circular”, “Gestão de Resíduos”, “Negócios e Práticas Circulares” e a Exibição do Minidocumentário sobre o projeto "Ligue os Pontos"

 Nesta última quarta-feira (04), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais em parceria com a Fundação Ellen MacArthur (EMF) e a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), realizou a abertura da 1ª Semana de Economia Circular da América Latina no Hub Green Sampa - Pinheiros. A ocasião comandada pela secretária municipal de RI, Marta Suplicy, contou com fala do secretário-adjunto do Verde e Meio Ambiente, Carlos Vasconcellos; da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso; da Diretora para América Latina da EMF, Luísa Santiago; da Diretora Geral da UCCI, Ana Román; e do Vereador Xéxeu Tripoli.

Além disso, estiveram presentes para visitar o Hub Green Sampa, mais de 40 representações consulares de 22 países. Entre eles, os cônsules-gerais da Bélgica, Suíça, Países Baixos, Índia, Equador, Coréia, Chile e Bélgica. Além do Cônsul para Assuntos de Meio Ambiente dos Estados Unidos, Luke Grecius.
“Temos o prazer de abrir a primeira do Brasil e da América Latina, inspirada pelas experiências de Londres e Nova York.

Como elas, estamos comprometidos em transformar São Paulo em Capital da sustentabilidade urbana em nosso país. Economia circular combina com o século XXI, não só por combater mudanças climáticas e promover um desenvolvimento sustentável reimaginado, ela é também uma ferramenta inovadora e transformadora da nossa realidade - promovendo justiça social e melhorando as cidades em que vivemos. Cidades podem e devem ser os facilitadores das transformações necessárias para essa mudança sistêmica”, citou a secretária municipal de RI, Marta Suplicy.

“Reunir atores engajados com a temática no Hub Green Sampa, primeiro centro de inovação verde da cidade, é não só significativo como também uma grande porta de entrada para que as empresas invistam cada vez mais em São Paulo”, complementa a secretária Aline Cardoso.

“Falar de economia circular é defender o meio ambiente, pensar e preservar o futuro da humanidade e da biodiversidade de nosso planeta. Vivemos em um momento histórico e difícil, com mudanças climáticas que se fazem sentir mais e mais a cada ano e, por consequência, o aumento de desastres naturais e escassez de recursos naturais. Por isso o desenvolvimento e ampliação do conceito e bases da economia circular são tão importantes, com práticas sustentáveis e compensações ambientais que fazem parte, por exemplo, do projeto Ligue os Pontos, da Prefeitura de São Paulo, em que a SVMA participa”, explicou o Secretário-Adjunto, Carlos Vasconcellos.

A Diretora Geral da UCCI, Ana Román enfatizou o papel de São Paulo na vanguarda da sustentabilidade: “É uma honra acompanhar São Paulo neste dia tão especial, que além disso corresponde a um dos êxitos do projeto de cooperação da UCCI que São Paulo lidera nesta convocatória de 2022. Para a UCCI, São Paulo é um exemplo de liderança, e neste sentido, para todas as cidades Ibero-americanas que integram nossa rede. É por isso, pontualmente, que a UCCI decidiu outorgar o reconhecimento à cidade como Capital Verde Ibero-americana 2022, por seu compromisso e trabalho em matéria de meio ambiente, biodiversidade e sustentabilidade”.

“São Paulo é força motriz da transição para a economia circular. Somente com a coragem de fazer o que é necessário - e não o que é mais prático e fácil, a maior cidade da América Latina abre os caminhos para essa nova economia que prioriza a vida de todos os seres. Essa semana é um marco”, explicou Xexéu Tripoli, vereador e autor de leis de combate à poluição plástica no município de São Paulo.

“A Fundação Ellen MacArthur tem a missão de acelerar a transição para uma economia circular. É um prazer absurdo estar na 1ª Semana de Economia Circular da América Latina. É uma nova mentalidade, e precisamos colocar novos produtos, serviços e modelo de negócios como realidade, e gerar assim muito mais valor econômico e possibilidade de uma economia ser regenerativa como princípio. É com isso que nos lançamos como parceiros estratégicos na jornada de expandir a agenda”, disse a Diretora para América Latina da EMF, Luísa Santiago.

Durante os dias 5 e 6 de maio ainda serão realizados oito painéis de temáticas que englobam a economia circular na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMPAZ), os quais terão transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da SMRI. Os participantes dessa modalidade receberão certificado de participação.

Os temas são: “Economia Circular e Mudanças Climáticas”; “Workshop: Colaboração Multi-setorial em Economia Circular”; “Educação e Economia Circular”; “Economia Circular e Alimentos”; “Cidades e Economia Circular”; “Gestão de Resíduos”; “Negócios e Práticas Circulares”; “Cadeia Produtiva Circular”; e a Exibição do Minidocumentário sobre o projeto "Ligue os Pontos".