Cidade de São Paulo adere à Declaração de Barcelona sobre Políticas do Tempo

Signatários do documento reconhecem o direito ao tempo como fundamental e buscam a implementação de políticas públicas que garantam maior qualidade de vida ao cidadão

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, aderiu à Declaração de Barcelona sobre Políticas do Tempo, oportunidade apresentada à Cidade pela rede Metropolis. O documento visa o comprometimento com desenvolvimento de políticas públicas que garantam qualidade de vida ao cidadão dentro da agenda política internacional e urbana.

O ‘Direito ao Tempo’ diz respeito ao direito dos cidadãos ao equilíbrio do tempo nas diversas esferas de sua vida, como, por exemplo, o equilíbrio entre tempo no trabalho e vida pessoal, tempo de cultura e lazer, mobilidade urbana eficiente, dentre outros pontos.

A Declaração foi preparada pelo grupo do Laboratório de Especialistas da Iniciativa sobre o Uso do Tempo, Prefeitura e Área Metropolitana de Barcelona, entre outros atores que solicitam o apoio das principais cidades e espaços metropolitanos do mundo.

Rede Metropolis

A rede é a líder global no fortalecimento da governança metropolitana e reúne governos locais em uma associação dedicada a encontrar respostas aos desafios atuais e futuros que os espaços metropolitanos enfrentam. Com mais de 35 anos, a organização promove a cooperação global, o diálogo e o compartilhamento de soluções e conhecimento.