SMRI firma protocolo de intenções para realização de Congresso de Ecoturismo na cidade de São Paulo

Em novembro, está previsto congresso com exposição e discussões do fomento ao Ecoturismo no Parque do Ibirapuera; também, programação especial em Parelheiros, zona sul da cidade

A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, o secretário executivo da Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (SECDS), Carlos Fernandes, e o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), Armando Junior, representando a Prefeitura de São Paulo, firmaram um Protocolo de Intenções para a realização do ABETA SUMMIT 2022 – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura na Cidade de SP, a realizar-se em novembro próximo.


De 23 a 27 de novembro está previsto um congresso com exposição e discussões do fomento ao Ecoturismo a realizar-se no Parque do Ibirapuera. Também, acontecerá uma programação especial em Parelheiros, zona sul da cidade, região em que a Prefeitura de São Paulo tem interesse em fomentar o Ecoturismo. Dessa programação na cidade, participarão empresas do segmento, agências de turismo, esportistas, instrutores, especialistas no tema e praticantes do Ecoturismo.
Cerimônia – A assinatura do protocolo ocorreu nesta quinta-feira (7), durante a WTM Latin America 2022, evento realizado no Expo Center Norte, com as presenças do presidente da Abeta, Vinícius Viegas, o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Gustavo Pires, e o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.


A secretária Marta Suplicy destacou que a iniciativa é recomeço, pós-pandemia, e que São Paulo, já reconhecida como cidade da Cultura, das peças de teatro, dos shows, vai agora dar impulso ao Ecoturismo. “Meu coração bate forte por Parelheiros! Temos na cidade 1/3 em área rural e há como desenvolver as atividades ligadas ao Ecoturismo”, disse.
O secretário executivo Carlos Fernandes afirmou que tudo o que se viu em termos de aventuras e fomento a atividades do Ecoturismo, abordadas nas outras edições do SUMMIT, poderão ser revisitadas em São Paulo. “Guarapiranga é a nossa praia”, salientou.


Para o secretário-adjunto de SMDET, Armando Jr., “turismo deve ser tratado com selo econômico”. Ele destacou a relevância de parcerias, como a realizada junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apoia e fomenta o empreendedorismo no Brasil, auxiliando as pequenas empresas e microempreendedores individuais.


Na mesma direção, o secretário estadual Vinícius Lummertz exaltou as ações de qualificação dos profissionais e de empreendedores para a atividade do Ecoturismo. Lembrou a força do turismo na economia e defendeu soluções para despoluição do rio Pinheiros, para a recuperação do centro de São Paulo e para investimentos em parques. “A economia do visitante pode ser motor e não vagão da economia”, refletiu.


Gustavo Pires, presidente da SPTURIS, falou sobre a importância de realizar, cada vez mais, “melhores eventos públicos e com menores custos para a cidade”, isso com a organização do setor público, parcerias e contando com a iniciativa privada. Vinícius Viegas celebrou a qualificação de profissionais ao longo do desenvolvimento do Ecoturismo, no país, e falou sobre este momento em São Paulo ser especial porque está ocorrendo o reagrupamento das pessoas que atuam neste segmento.

Comunicação SMRI