Secretária de RI participa do encerramento do Março Mulher no CEU Vila Curuçá

Programação na rede municipal de ensino sobre o Dia Internacional da Mulher foi estendida por todo o mês

 A secretária municipal de Relações Internacionais (SMRI), Marta Suplicy, participou, na manhã desta quarta-feira (30), do encerramento do Março Mulher, no teatro do CEU Vila Curuçá, no Jardim Miragaia (Zona Leste). No evento, esteve ao lado dos secretários Fernando Padula (Educação) e Silvia Grecco (Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência).

Março Mulher foi uma comemoração estendida por todo o mês em referência ao Dia Internacional da Mulher. A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma série de ações que envolveram os núcleos de cultura, esportes e gestão participativa. Ocorreram diversas atividades presenciais e virtuais como palestras, oficinas, vídeos e espetáculos teatrais e musicais nos 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Em sua fala aos convidados, alunos, professores, dirigentes dos CEUs, Marta Suplicy destacou a emoção de ver crianças e senhoras na piscina, logo que chegou: “O CEU é isto: oportunidade! Permanece como criamos e é melhor que a maioria das escolas privadas de São Paulo. Esperamos muito das crianças e dos professores que integram este time”. A secretária de Relações Internacionais aproveitou a oportunidade para destacar que os CEUs vão apoiar e integrar a programação da Virada ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), nos dias 8, 9 e 10 de julho.

A Virada ODS é uma programação organizada pela SMRI e que visa popularizar, conscientização e engajar a população de São Paulo a respeito dos 17 ODS para 2030. É uma agenda mundial, da Organização das Nações Unidas, que vai além da questão ambiental e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, por exemplo, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o combate ao racismo é um dos pilares fundamentais para atingir esses objetivos.

Na Virada ODS, a programação estará espalhada pela cidade com atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackathon, congresso internacional, entre outras. Espera-se atrair novos negócios e parcerias internacionais para construção de uma São Paulo mais verde, inteligente e inclusiva.

Mais um ponto no discurso de Marta Suplicy foi a parceria da SMRI com a SME na política pública São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural. “Hoje, celebramos, o anúncio de que a nossa parceria dá frutos. A Prefeitura comprou mais de 740 mil livros sobre a temática étnico-racial para compor os acervos das escolas municipais e serem distribuídos entre os estudantes por meio do programa Minha Biblioteca. Vamos acabar com o racismo estrutural a partira das escolas”, disse a secretária.

Comunicação SMRI