PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura de São Paulo recebe Presidente da Cop26, Alok Sharma, para debater eletrificação da frota de ônibus da Cidade

Capital prevê 100% da frota de ônibus elétricos até 2050

28/03/2022 18h16

São Paulo, que já é Capital Verde Ibero-Americana 2022, título conferido pela União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), recebeu a visita do presidente da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), Alok Sharma, nesta segunda-feira (28). A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, representou a Prefeitura ao lado do secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Pereira Miranda. Na ocasião, realizaram um trajeto, em um dos ônibus elétricos da Cidade, da Prefeitura (Viaduto do Chá) até o SP Hall na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek.

Também, pelo Reino Unido, estiveram na agenda: a encarregada de Negócios da Embaixada no Brasil, Melanie Hopkins, o Cônsul-Geral em São Paulo, Jonathan Knott, e o Gerente de Clima, Energia e Baixo Carbono da Embaixada, Richard Ridout.

“Estreitamos o relacionamento, algo fundamental para a Capital paulista, que se destaca nas discussões multilaterais (com organismos internacionais como a ONU, C40 e ICLEI, entre outros) em torno da emergência climática. O nosso esforço comum é evitar que o aquecimento global ultrapasse um aumento de 1,5°C, conforme proposto no Acordo de Paris (2015). No nosso planejamento contamos que, ao menos, 20% da frota da cidade deverá ser de ônibus elétricos, até 2024 (2.600 veículos)”, explicou a secretária.

“A cidade de São Paulo possui a 19 ônibus elétricos e 201 trólebus em operação atualmente. Esses veículos operam com energia limpa e sustentável. Os ônibus movidos à baterias recarregáveis contribuem para a menor emissão de poluentes, em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população” afirma Gilmar Miranda, secretário executivo de Transporte e Mobilidade Urbana.

FROTA PRÓPRIA: A Prefeitura de São Paulo aderiu ainda à Declaração da COP26 sobre a aceleração da transição para carros e vans com emissão zero - acordo que demonstra interesse em trabalhar para converter frotas de carros e vans próprios ou alugados em veículos com emissão zero até 2035, bem como implementar políticas que permitam acelerar ou encorajar a transição para veículos de emissão zero o mais rápido possível, um esforço ora em curso com a política de transição dos ônibus a diesel para ônibus elétricos na frota municipal.