São Paulo participa da construção da Agenda de Atividades de 2022 da Mercocidades

Mais de 50 eventos foram definidos com a estruturação das cidades coordenadoras das Instâncias Temáticas da rede

 Durante os dias 10 e 11 de março, em Montevideo (Uruguay), foi discutido o planejamento da agenda de Mercocidades de 2022 com cidades de países representantes da rede (Chile, Bolívia, Argentina, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Brasil). Além da construção de um posicionamento da rede sobre a Nova Agenda Urbana, com uma perspectiva voltada para a América do Sul. Na ocasião, a cidade de São Paulo foi representada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

“Fazer parte de uma rede de cidades que trabalha com a temática da cooperação regional na América do Sul, é fundamental para São Paulo. A participação traz ideias de desenvolvimento e cooperação em diversas áreas, possibilitando a troca de experiência, inspirações e replicabilidade de políticas públicas eficientes para todas as cidades”, comenta a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

“A cooperação internacional entre cidades, principalmente a nível regional, é extremamente importante. Por meio de iniciativas como esta, é possível enfrentar desafios globais a nível local, somos mais eficientes e desenvolvemos soluções para os nossos desafios, com o intercâmbio de experiências e melhores práticas”, apontou Luiza Debrassi, assessora da Coordenadoria de Assuntos Multilaterais na SMRI, a qual esteve presente no evento.

A cidade de São Paulo pode apresentar dois importantes projetos durante o segundo dia do evento. Como cidade-coordenadora, foi apresentado o plano de atividades da Unidade Temática de Desenvolvimento Social, em que foi pontuada a relevância do tema para a cidade e os projetos que se pretende realizar ao longo de 2022.

A segunda fala foi referente ao projeto de Cooperação Sul-Sul, o qual a cidade de São Paulo também foi coordenadora. Este foi realizado em parceria com Niterói, La Paz e Buenos Aires, “Redução das Desigualdades com Foco nas Perspectivas Transversais de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas”. Foi apresentada a importância de realizar a desagregação de dados dentro dessas três óticas para a construção de políticas públicas eficazes no combate às desigualdades.

Durante o encontro, também foi divulgado e compartilhado com todos os presentes a publicação final do projeto, o qual compila todos os resultados, aprendizados, boas práticas, diagnósticos e experiências obtidas.

Dentro da temática do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Assessora Especial Malu Molina pôde apresentar a política “Virada ODS” para todos os representantes presentes no evento, incluindo a representante da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Sarah Hoeflich, que mostrou interesse em compartilhar os diversos materiais que a rede possuí sobre a temática.

Também duas convocatórias foram exibidas, a capacitação para formulação de projetos regionais e elaboração de estratégias de resiliência e o projeto "Scholas Ciudadanía Mercociudades”, proposta de trabalho de desenvolvimento cidadão com jovens.