Educação é base para uma cidade mais justa e sustentável no Plano de Ação da Agenda 2030 da Prefeitura de SP

Escolas municipais terão debates que estimulem mais entendimento sobre o mundo e as suas desigualdades

 Acabar com o déficit no aprendizado de alunos, problema que a pandemia da Covid-19 acarretou para as escolas municipais, por conta do afastamento dos alunos das salas de aula, é prioridade. Assim destacou Simone Aparecida Machado, Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). Ela participou da quarta mesa de debates na programação do Dia Verde, no Parque Augusta – Bruno Covas, evento realizado no dia 12 de março (sábado). Esse dia foi organizado para promover o Plano de Ação para implementação da Agenda 2030, compromisso sustentável da ONU em parceria com 193 países.

Segundo Simone Aparecida Machado, “uma sociedade sustentável só existe sem pobreza e sem fome”. Ela destaca que os ODS defendem a garantia dos direitos por meio da educação de qualidade. O Plano de Ação contempla a necessidade de recuperar os déficits de aprendizagem após dois anos de pandemia", comentou.

Mais quatro convidados discorreram sobre educação nessa mesa: Liliane Garcez, representante da sociedade civil na Comissão Municipal ODS, integrante do Instituto Cidades Sustentáveis; Miriã Gomes do Nascimento, coordenadora da Câmara Temática Educacional da Comissão Municipal ODS; Adriana Vasconcellos, coordenadora, pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), do programa “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural” e José Roberto de Campos Lima, assessor da Coordenadoria Pedagógica da SME

Para Liliane Garcez, "a Agenda 2030 não se aplica só no governo, pois depende também de intensa participação da sociedade".

Adriana Vasconcellos defendeu o aspecto de que a educação precisa ser inclusiva, para ampliar os horizontes de alunos e também professores. “Apesar de termos a Lei 10.639/2003, não temos o ensino da história da África e dos africanos nas escolas. Ao contar só uma versão da história, a escola propagou o racismo após o fim da escravização, ensinando a versão dos colonizadores. A transformação em sociedade antirracista parte da escola, da formação. Não se pode mais passar a borracha na história preta", apontou.

José Roberto de Campos Lima detalhou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e a garantia de vida que trazem por meio de ações indicadas pela ONU. Tanto ele, quanto as demais palestrantes enfatizaram o significativo o papel da educação para o cumprimento de ODS.

Miriã Gomes do Nascimento resumiu assim: "educação e sustentabilidade caminham juntas. Com educação, combateremos as mudanças climáticas e a pobreza".

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