São Paulo discute importância de conscientizar a população sobre saúde e bem-estar no Plano de Ação da Agenda 2030

A população tem interesse em contar com espaços urbanos verdes para cuidar mais do corpo e da mente

 O Dia Verde realizado no último dia 12, no Parque Augusta, evento para promover o Plano de Ação para implementação da Agenda 2030, compromisso sustentável da ONU em parceria com 193 países, trouxe em suas rodas de debates o tema sobre saúde e bem-estar da população.

Essa terceira mesa do evento teve a presença da secretária-executiva da Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Maria Sabino Fonseca; do coordenador da CT Saúde e Bem-estar e assessor de Planejamento do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Estevão Nicolau Rabbi dos Santos; da representante da sociedade civil da Comissão Municipal ODS, Maria Paula de Albuquerque, integrante do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).

A representante da Secretaria Municipal da Saúde falou sobre o caráter transversal da Agenda 2030 e lamentou que o cronograma da Secretaria teve de mudar por conta do início da pandemia no Brasil. Foi preciso atender a emergência imposta pela crise sanitária. No ano de 2021, a Secretaria conseguiu retomar o planejamento e definir o que seria implementado pela Pasta em 12 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para os participantes é importante entender que saúde e bem-estar não tratam apenas de remédios e doenças, mas de convívio social, de práticas diárias e como o entendimento amplo de saúde é essencial para a comunidade em um todo.

A sociedade civil tem papel fundamental em questões de saúde e bem-estar, segundo Maria Luiza Oliveira Gedeon. “A volta do Brasil ao mapa da fome, da insegurança alimentar e da obesidade são questões de saúde pública. Quando a população entende que é preciso cuidar desses temas e buscar envolver-se com projetos, como a Agenda 2030, é para que não sejam mais um problema para o país. A gente deve fortalecer a agricultura familiar e urbana de São Paulo”, comentou.

Acesse o conteúdo de todas as mesas de debate aqui.