Plano de Ação da Prefeitura para a Implementação da Agenda 2030 da ONU contempla segurança e mobilidade urbana

Acolhedora, segura, bem cuidada, amigável: é assim que São Paulo deve ser para as pessoas que aqui nasceram ou que a escolhem

No último sábado (12), a população paulistana teve um dia verde no Parque Augusta – Bruno Covas. Foram realizadas seis rodas de conversa focadas em temáticas que contemplam o Plano de Ação para a Implementação da Agenda 2030 da ONU. A segunda discussão do dia foi sobre segurança e mobilidade urbana.


Participaram desse debate: a secretária municipal de Segurança Urbana (SMSU), Elza Paulina de Souza, a Coordenadora da Câmara Temática SP Segura, Bem Cuidada e Ágil da Comissão Municipal ODS e Assessora Especial da Secretaria de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP/SGM), Maria Luiza Oliveira Gedeon, e o Diretor do Departamento de Zeladoria Urbana (DZU/SMSUB), Radyr Llamas Papini; Houve exibição do vídeo do Representante da sociedade civil na Comissão Municipal ODS; Leonardo Masumesi, do IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo.


Foram apresentadas metas que promovem a melhoria das condições de deslocamento da população, assegurando a acessibilidade, o conforto e a segurança dos diferentes modais de transporte.

“Durante todo o processo de construção do plano, a gente chegou ao número de 70 ações de propostas para atingir as metas estabelecidas pela agenda 2030, que têm a ver com a nossa temática urbana, de trazer uma cidade mais acolhedora, mais segura, mais bem cuidada para todos aqueles que vivem, que residam e amam essa cidade”, afirmou Maria Luiza.

“A Agenda 2030 começou na década de 1960, com a discussão de novos modelos para um desenvolvimento que se convencionou chamar de sustentável. A questão central é a municipalização dessa Agenda. Se assumida apenas no plano nacional, o esforço não será suficiente para dar conta das especificidades dos contextos”, ressaltou Leonardo Masumesi.

Radyr Llamas Papini falou sobre os jardins de chuva, uma solução sustentável para reter água de chuva, devolvendo para o solo e diminuindo a sobrecarga do sistema de drenagem. “Temos diversas estratégias de zeladoria urbana, uma delas é o recapeamento e pavimentação das ruas e manutenção das calçadas, que facilitam o deslocamento das pessoas até o transporte coletivo, principalmente para as pessoas com dificuldade na mobilidade”, citou.

Acesse o conteúdo de todas as mesas de debate aqui.