Prefeitura de São Paulo tem Dia Verde no Parque Augusta

O evento contou, também, com a assinatura do Programa de Pagamento por Prestação de Serviços Ambientais da Cidade de São Paulo (PSA)

 Neste sábado (12), a Prefeitura de São Paulo realizou, no Parque Augusta – Bruno Covas, o evento de lançamento do Plano de Ação para Implementação da Agenda 2030, compromisso com o desenvolvimento sustentável reconhecido pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.


O evento contou, também, com a assinatura do Programa de Pagamento por Prestação de Serviços Ambientais da Cidade de São Paulo (PSA) e com a celebração do título “São Paulo Capital Verde Ibero-Americana 2022”.


Com 655 ações propostas pela sociedade civil e poder público, o Plano de Ação da Agenda 2030 da Prefeitura de São Paulo, ao longo dos quatro anos da atual gestão, apresenta, concretamente, por meio de programas e recursos, investimentos da ordem de R$ 13 bilhões para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


O evento foi liderado pela secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, de secretários municipais que integram as ações anunciadas e de vereadores. O diretor presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, entidade organizadora da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, também participou.


O público que circulou no Parque Augusta, ao longo do dia dessa programação da Prefeitura, foi contado pela administração do espaço em 6.658 pessoas até 16h30. O parque abre das 5h às 21h.


Prefeito destaca a participação da sociedade


"Ressalto a importantíssima participação da sociedade para a elaboração desse Plano. Ela não se resume apenas a participar da comissão das ODS: é muito importante termos o diálogo e desenvolvermos aprendizado. Todos os ODS se integram. Não falamos apenas de questões ambientais, mas, também, de sustentabilidade, que engloba várias pautas”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.


PSA


A secretária municipal de Relações Internacionais (SMRI), Marta Suplicy, enfatizou a importância do Programa de Pagamento por Prestação de Serviços Ambientais: “Hoje tivemos a honra de lançar o PSA, que promove a sustentabilidade ambiental e recompensa quem preserva o meio ambiente."


Já estão aprovados e disponíveis pelo Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FEMA) R$ 2,7 milhões para “recompensas” pelo PSA. Podem receber o benefício pessoas físicas e jurídicas que sejam proprietários ou tenham a posse mansa e pacífica de imóvel em área de recuperação de mananciais no município de São Paulo, seja urbano ou rural, privado ou público. Produtores Rurais cadastrados na Zona Sul, projeto Ligue os Pontos, são público-alvo do primeiro edital.


Por que lançar esse Plano?


A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, também, tratou em sua fala ao público do sentido de cumprir a Agenda 2030 da ONU. "São Paulo, com essas ações, posiciona-se como baluarte em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável."


Segundo a secretária municipal de RI, é importante "popularizar os ODS, para que sejam corriqueiros, de conhecimento de todos e presentes no dia a dia dos brasileiros, de modo que as pessoas se engajem para o cumprimento."


VIRADA ODS


Marta anunciou que a Prefeitura de São Paulo realizará, nos dias 8, 9 e 10 de julho deste ano, a VIRADA ODS. "Será um dos maiores, ou até o maior evento de difusão dos ODS no mundo!”, ressaltou a secretária.