Missão internacional de Angola visita SAMU da cidade de SP

Intercâmbio visa reestruturação de unidade de saúde no país africano

O diretor-geral e o diretor-adjunto do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), José Azevedo Ekumba e Antonio Vasco Metemba, respectivamente, visitaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Capital paulista, na última terça-feira (15) e quarta-feira (16). Foram acompanhados pelos representantes da Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Relações Internacionais, pela Coordenadoria de Relações Bilaterais. O SAMU é um programa tripartite, tendo participações dos governos federal, estadual e municipal em sua implantação e custeio.

Ekumba e Metemba vieram ao Brasil com a missão de visitar equipamentos de Saúde na cidade de São Paulo, tendo em vista a troca de saberes no processo de reestruturação do Inema.

A agenda dessa visita técnica incluiu conhecer desde a sede administrativa e a Central de Regulação Médica do SAMU, a conferir a apresentação da organização da Rede de Urgência na Cidade de São Paulo. Os visitantes, também, acompanharam as atividades da Central de Regulação, que passou por ampla reforma no ano passado.

Depois Ekumba e Metemba estiveram em outros equipamentos de Saúde da rede municipal. Para os visitantes, a Capital paulista tem um modelo de atenção pré-hospitalar bastante avançado, dada a complexidade do município e, assim, o intercâmbio com os profissionais foi extremamente produtivo.

 

 Foto: Gustavo Epifanio.