Secretaria de RI prestigia intervenção artística Rangoli no Centro Cultural São Paulo

A exposição é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, o Centro Cultural Swami Vivekananda e o Consulado Geral da Índia

 Por intermédio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, o Centro Cultural de São Paulo juntamente com o Consulado Geral da Índia, realizou em 14 de janeiro a exposição Rangoli: Makar Sankranti. O festival da colheita no calendário hindu, dedicado a Surya (o sol), acontece no momento astronômico em que o sol começa a jornada rumo ao quadrante Norte, fazendo com que os dias se tornem maiores que as noites na Índia.

A intervenção compõe as celebrações do Azadi Ka Amrit Mahotsav (AKAM) para marcar o 75º aniversário da independência da Índia. Nessa data, o povo indiano celebra o dom da vida com diversas atividades para marcar a ocasião, como festas ao ar livre iluminadas por fogueiras e competições de pipas. Um aspecto importante da celebração deste festival é decorar as casas com o tradicional Rangoli.

Um Rangoli é uma decoração circular feita, manualmente, no chão das ruas e entradas das casas com a ajuda de várias cores ou pétalas de flores, folhas e outros materiais naturais. A finalidade é de acolher moradores e convidados. O trabalho é feito manualmente e leva cerca de 3 horas dependendo da complexidade.