São Paulo se reúne com megacidades em Assembleia da UNESCO para tratar sobre mudanças climáticas e segurança hídrica

Secretaria Municipal de RI esteve presente para expor as metas do Plano de Ação Climática e a Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas

 O Secretário Adjunto de Relações Internacionais, Embaixador Fernando Mello Barreto, participou na última sexta-feira (14), representando o Prefeito Ricardo Nunes, da Assembleia de Prefeitos e Governadores da Aliança de Megacidades pela Água e o Clima da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), parte da agenda da II Conferência Internacional "Água, Megacidades e Mudança Global" - EauMega, organizada pela cidade de Paris, França.

O objetivo foi reunir representantes de megacidades, metrópoles com mais de 10 milhões de habitantes em sua região metropolitana, para intercâmbio de experiências sobre as ameaças das mudanças climáticas à segurança hídrica, além de experiências de boas práticas em gestão hídrica e ação climática.

Em sua fala, o Secretário Adjunto de RI relatou o compromisso de São Paulo expresso na Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas, instituído pela Lei nº 17.104/2019, e as metas do Plano de Ação Climática (PLANCLIMA), lançado em 2021 com apoio da Rede C40 e do governo britânico.

"Mesmo que São Paulo já tenha 48,13% de cobertura verde e 1/6 de seu território coberto por vegetação atlântica virgem, pretendemos aumentar e melhorar isso, substituindo espécies vegetais exóticas por nativas. Essas iniciativas, que incluem um plano municipal de arborização e a criação de centenas de jardins de chuva, além de oito novos parques e duas unidades de conservação, contribuem para a absorção de carbono e tornam a cidade mais permeável, ajudando a evitar o problema das enchentes", explicou o Secretário.

A Divisão de Ciências da Água da UNESCO e o Programa Hidrológico Intergovernamental também apresentaram a proposta da Aliança de Megacidades (MAWAC), sugerindo uma plataforma de cooperação, capacitação e busca por investimentos para mitigar os impactos das mudanças climáticas e garantir o direito de acesso à água, saneamento e qualidade de vida hoje e para as futuras gerações. Além de São Paulo, participaram cidades como Niterói, em conjunto com Rio de Janeiro, Paris, Nova York, Los Angeles, Santiago, Teerã, Lima, Bogotá, Jacarta e Mumbai.

"Se buscamos uma perspectiva de um futuro melhor para as próximas gerações, a hora de tomar ações climáticas é agora. A Cidade de São Paulo está comprometida com o multilateralismo e defende o protagonismo dos governos locais nas relações internacionais, inclusive na área climática.", enfatizou o Embaixador Mello Barreto.