Organização das Nações Unidas publica Relatório Local Voluntário 2021 da Cidade de São Paulo

Documento apresenta os avanços da cidade rumo ao atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas da Agenda Municipal 2030

 Realizado por intermédio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a 2º edição do Relatório Voluntário Local (VLR) foi publicado oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta apresenta indicadores do desempenho da cidade de São Paulo desde 2015, além de todos os indicadores, por meta, da Agenda Municipal 2030. O VLR 2021 projeta internacionalmente o trabalho de adoção dos ODS enquanto diretriz de política pública como exemplo para o mundo no que se refere à localização dos ODS.

“O relatório de 2021 é um resumo executivo de todo o árduo trabalho da Comissão ODS na construção da Agenda Municipal 2030. Ele traz de forma mais compacta toda a trajetória da Comissão, assim como as metas que foram estabelecidas para 2030”, explica a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Em abril de 2015, a cidade de Nova York se comprometeu a tornar-se a cidade mais resiliente, sustentável e equitativa do mundo por meio do programa OneNYC: um modelo para o desenvolvimento sustentável em nível local.

A convite da Prefeitura de Nova York a cidade de São Paulo aderiu, em 2019, ao compromisso com a Declaração de Revisão Voluntária da ONU para governos locais e regionais denominada Relatório Local Voluntário (Voluntary Local Review, em inglês). Isso formalizou o comprometimento das municipalidades com a implementação da Agenda 2030 e a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao assinar a Declaração, a Prefeitura de São Paulo se comprometeu a compartilhar informações sobre as políticas relacionadas a promoção dos ODS.

“Em 2022, iremos organizar a Virada ODS, importante evento e política pública que tem como objetivo popularizar e democratizar o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Teremos atividades educacionais, eventos públicos e diversas ações como um grande Hackaton sobre os 17 ODS espalhados por toda a cidade. Esta é mais uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais e que será um marco para a cidade de São Paulo, vanguarda para o Desenvolvimento Sustentável”, explica a secretária Marta Suplicy.

Para conferir, acesse: https://sdgs.un.org/topics/voluntary-local-reviews