Projetos sustentáveis da Prefeitura de São Paulo ganham destaque em publicação de agências da ONU

Estudo realizado pelo UNOSSC (Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul) e pelo ONU-Habitat mapeia experiências inovadoras de sucesso ligadas a sustentabilidade e ação climática em grandes cidades do mundo

Publicado pelo UNOSSC (Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul) e pelo ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), a publicação “Experiências Inovadoras de Cidades: Sustentabilidade e Ação Climática por meio da Cooperação Sul-Sul e Triangular” mapeia projetos sustentáveis, realizados por cidades em desenvolvimento, que obtiveram êxito na execução. A partir do trabalho da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, dois casos de sucesso da Prefeitura de São Paulo foram selecionados, sendo: o avanço da compostagem de resíduos orgânicos e a participação em iniciativa internacional para implementação de ônibus elétricos, o Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator (ZEBRA).

Como exposto no primeiro estudo de caso, a Cidade de São Paulo melhorou significativamente a gestão de resíduos com a introdução de uma tecnologia de compostagem local de baixo custo: ao invés de enviar lixo orgânico para aterros distantes, até 100 toneladas por dia de lixo orgânico comercial e poda de árvores são compostadas em cinco instalações na cidade.

A iniciativa permite a transformação de resíduos de frutas, legumes e verduras (FLV) em composto orgânico, que é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos. Graças ao processo de compostagem de todo o material coletado, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins, por gerar adubo, e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono.

O outro projeto destacado foi a participação de São Paulo no Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator (ZEBRA), desenvolvido em parceria com a rede de cidades C40, que apoia as principais cidades latino-americanas para acelerar a instalação de ônibus elétricos.

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais - SMRI, firma compromissos para que a descarbonização seja feita em toda a frota. Além de buscar modelos de negócio inovadores, o que garante o compromisso dos fabricantes de ônibus de disponibilizar tecnologias com emissão zero adaptadas às circunstâncias locais.

O convênio oficial de parceria entre São Paulo e a rede C40 foi assinado em agosto de 2019 e atualmente está em processo de renovação. Atualmente, existem 17 ônibus elétricos na frota paulistana e a meta da gestão municipal é adicionar 2,6 mil ônibus elétricos na frota da cidade até 2024.

A publicação pode ser acessada no link: https://bit.ly/3mYVxPC