São Paulo apoiará capital de Cabo Verde em soluções sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos

“O estreitamento de laços com Praia é um elemento que expressa a sinergia da relação de São Paulo com países africanos e membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, explica a Secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy

 A capital do Estado de São Paulo (São Paulo) e a capital de Cabo Verde (Praia) têm um desafio instigante e em sintonia com a gestão sustentável de resíduos no mundo. De um lado, São Paulo será a “cidade apoiadora” e, de outro, Praia a “cidade em transformação”. O que deve sair dessa cooperação? São Paulo passar sua experiência já consolidada nessa área para Praia, que está trabalhando no desenvolvimento de soluções.

Esse apoio de São Paulo para Praia acontece por meio de um Memorando de Entendimento mediado pelo Programa da ONU para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, firmado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). O órgão-fim na Prefeitura de São Paulo é a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB).

A partir desse desafio entre as duas cidades, vislumbra-se possibilidades futuras de cooperação em temas importantes para a cidade de São Paulo, como desenvolvimento urbano sustentável e serviços básicos urbanos. A parceria com o ONU-Habitat relaciona-se diretamente com temas caros à cidade de São Paulo, notadamente: saneamento básico e desenvolvimento sustentável.

Os resultados da cooperação no âmbito do “Desafio Waste Wise Cities”, como é formalmente chamado o acordo, serão apresentados na 11ª Sessão do Fórum Urbano Mundial, a ser realizada em 2022, em Katowice, na Polônia. Esse fato representa uma boa oportunidade para a visibilidade internacional de São Paulo.

“O engajamento no “Desafio Waste Wise Cities” proporcionará o fortalecimento da promoção internacional das boas práticas de São Paulo a partir da interlocução com o ONU-Habitat e a cooperação técnica com Praia, a capital de Cabo Verde. O estreitamento de laços com Praia é um elemento que expressa a sinergia da relação de São Paulo com países africanos e membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, explica a Secretária de RI, Marta Suplicy, sobre essa proposta que ela, signatária, representa a Prefeitura.