Consulado-Geral da Itália oferece a SP a terceira edição do “Concerto di Natale”

Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, prestigia evento que marca a despedida do Cônsul Filippo La Rosa da representação diplomática na Capital paulista

 Uma viagem musical inesquecível reuniu uma plateia de cidadãos de origem italiana, brasileira e convidados de outras representações diplomáticas, ontem (21), no Auditório do Ibirapuera, para ouvir a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, no terceiro “Concerto di Natale” organizado pelo Consulado-Geral da Itália em São Paulo, com apoio da Urbia, empresa privada que gere o Parque do Ibirapuera.

A secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy, prestigiou o evento ao lado do filho João Suplicy, músico. Eles foram recepcionados pelo cônsul-geral da Itália, Filippo La Rosa, que estava fazendo aniversário e foi muito aplaudido pelo público que foi conferir o espetáculo.
La Rosa encerrou, com esse ato oficial, sua presença à frente do Consulado-Geral da Itália, na cidade que o acolheu e que ele leva como uma de suas experiências mais felizes ao longo da carreira, tanto pela vivência local, quanto pelas realizações.

Semana passada, por exemplo, no dia 14, lembrou La Rosa que o Consulado-Geral da Itália, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, na celebração pelos 60 anos de irmanamento entre São Paulo e Milão, entregou aos paulistanos um mural pintado pelo artista italiano Andrea Ravo em prédio da rua Humaitá / Viaduto Mesquita Filho, região central. Trata-se de uma reprodução da pintura do renascentista Moretto da Brescia e representa a caída de São Paulo do cavalo.
Essa obra foi inaugurada contando com Andrea Ravo, as presenças de La Rosa e Lívia Satullo, cônsul-adjunta da Itália no Brasil, e das secretárias municipais Marta Suplicy e Andrea Sousa (adjunta da Cultura). Agora, integra o projeto “Museu de Arte de Rua”, o MAR, sob gestão da pasta da Cultura.

O CONCERTO

No repertório da noite de ontem, o maestro Edilson Ventureli, também diretor executivo do Instituto Baccarelli, executou “O Guarany”, de Carlos Gomes, primeiro compositor brasileiro a ter obras apresentadas no Scalla, em Milão, abrindo o programa; passou por Aida: Marcha Triunfal, de Giuseppe Verdi. Nomes do repertório brasileiro: Edu Lobo, Chico Buarque, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, com as participações impecáveis das solistas Maria Sole Gallevi e Mafalda Minozzi.

“Realmente uma noite para ficar na memória e no coração”, disse a secretária Marta Suplicy, feliz porque ali estava celebrando a amizade entre dois povos e realizações ao longo de sua carreira na política.

Como prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, tirou do papel o Auditório do Ibirapuera, que estava planejado para ser construído nos 400 anos de São Paulo, mas só foi entregue à cidade nos 450 anos, quando ela firmou parceria com a Tim, empresa italiana. Outra realização de Marta foi a cessão do terreno onde está erguido o Instituto Bacarelli em Heliópolis.

O maestro Edilson Ventureli afirmou que foi uma felicidade reencontrar Marta: “Ela tem uma ligação muito forte com Heliópolis e com o Instituto Baccarelli".

A entrada para esse evento foi gratuita, sendo exigida ao público a apresentação do comprovante de vacinação Covid19.

Comunicação SMRI