Secretária de RI prestigia “Concerto di Natale” do Consulado-Geral da Itália em SP

Evento com a Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli ocorre nesta terça-feira (21), a partir das 20h, no Auditório Oscar Niemeyer do Parque Ibirapuera (Portão 2)

 A secretária municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, prestigiará, na noite desta terça-feira (21), a terceira edição do “Concerto di Natale” promovido pelo Consulado-Geral da Itália em São Paulo, com a Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli e a Urbia (empresa privada que gere o Parque Ibirapuera) como parceiros.

Na gestão Marta Suplicy, em celebração aos 450 anos da cidade (2004), foi inaugurado o Auditório Ibirapuera, no Parque Ibirapuera, A planta original do parque, concebida por Niemeyer para comemorar o IV Centenário de São Paulo, em 1954, já previa a construção do Auditório. Na época, no entanto, não foi construído por falta de recursos.

A artista plástica Tomie Ohtake foi autora da escultura vermelha que compõe o ambiente - inteiramente branco - da entrada principal do Auditório do Ibirapuera.

"Se há uma coisa linda, muito particular, nesse auditório - e que nos deixa todos muito esperançosos com a vida - é que essa modernidade foi concebida por um arquiteto que amanhã faz 97 anos e por uma artista plástica que tem 91 anos", disse a então prefeita durante a entrega do auditório aos paulistanos, em 14 de dezembro de 2004.

BACCARELLI

Além da estreita ligação com o Auditório do Ibirapuera, durante sua gestão, Marta Suplicy, pela credibilidade do Instituto Baccarelli e pela repercussão de suas ações, cedeu em comodato o terreno em Heliópolis para a construção da sede própria, com a meta de criar um equipamento cultural de referência, um patrimônio da cidade de São Paulo e do Brasil.

Desde 2008 o Instituto Baccarelli conta com essa sede própria. Um prédio na comunidade de Heliópolis, construído com todas as necessidades técnicas e acústicas para a prática musical – o que elevou ainda mais a qualidade do ensino oferecido.

Comunicação SMRI