Cidade de São Paulo lança Relatório Local Voluntário 2021

Documento apresenta os avanços da cidade rumo ao atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas da Agenda Municipal 2030

Hoje (15), ocorreu o evento virtual de lançamento do 2º Relatório Voluntário Local (VLR) com abertura da secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e demais autoridades, como o Líder da Open Government Partnership Local, Rudi Borrmann, e o Oficial Sênior Internacional para Brasil e Cone Sul da ONU-Habitat, Alain Grimard.

Em 2021, o VLR foi viabilizado em um novo projeto de cooperação integral com a rede UCCI “Estratégias para a avaliação e o monitoramento dos ODS nos governos locais”, e apresenta um resumo executivo da Agenda Municipal 2030, que foi lançada em dezembro de 2020.

A proposta apresenta indicadores priorizados por ODS, o desempenho da cidade desde 2015, além de todos os indicadores, por meta, da Agenda Municipal 2030. O VLR 2021 projetará internacionalmente todo o trabalho de adoção dos ODS enquanto diretriz de política pública como exemplo para o mundo no que se refere à localização dos ODS.

Para além de ser um instrumento de transparência, o VLR mostra São Paulo para o mundo, divulgando internacionalmente a cidade e seus esforços para um desenvolvimento sustentável sem deixar ninguém para trás.

O relatório de 2021 referente ao ano de 2020 é um resumo executivo de todo o árduo trabalho da Comissão ODS na construção da Agenda Municipal 2030. Ele traz de forma mais compacta toda a trajetória da Comissão, assim como as metas que foram estabelecidas para 2030”, explica a secretária municipal de RI.

Em abril de 2015, a cidade de Nova York se comprometeu a tornar-se a cidade mais resiliente, sustentável e equitativa do mundo por meio do programa OneNYC: um modelo para o desenvolvimento sustentável em nível local.

A convite da Prefeitura de Nova York a cidade de São Paulo aderiu, em 2019, ao compromisso com a Declaração de Revisão Voluntária da Organização das Nações Unidas (ONU) para governos locais e regionais denominada Relatório Local Voluntário (Voluntary Local Review, em inglês). Isso formalizou o comprometimento das municipalidades com a implementação da Agenda 2030 e a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao assinar a Declaração, a Prefeitura de São Paulo se comprometeu a compartilhar informações sobre as políticas relacionadas a promoção dos ODS.

“No próximo ano, iremos organizar a Virada ODS, importante evento e política pública que tem como objetivo popularizar e democratizar o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Teremos atividades educacionais, eventos públicos e diversas ações como um grande Hackaton sobre os 17 ODS espalhados por toda a cidade. Esta é mais uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais e que será um marco para a cidade de São Paulo, vanguarda para o Desenvolvimento Sustentável”, explica a secretária Marta Suplicy.


A publicação do primeiro relatório voluntário local foi feita em 2020, no âmbito do projeto de cooperação integral “estratégias para implementação da Agenda 2030 nos governos locais”.
Nessa primeira versão, o documento foi estruturado de maneira a projetar todas as políticas públicas e esforços institucionais do município no cumprimento da Agenda 2030. Além disso, a publicação divulgou globalmente os trabalhos realizados pela comissão ODS de localização dos 17 ODS e das 169 metas para a realidade da cidade.

Para conferir, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1KvB8V2YEDi5Z8FrA-eRWJHZWUE_G4Rr9?usp=sharing