Campanha Informe Mulheres promove oficinas virtuais voltadas à arte

Iniciativa global, fomentada pela SMRI em São Paulo, busca difundir o direito das mulheres ao acesso à informação

  A campanha Informe Mulheres, Transforme Vidas realizou quatro oficinas artísticas, ministradas apenas por mulheres, entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro: Pintura em tecido, com Denise Emery; Zines, com Julia Francisca; Origami, com Thais Kato; e Cartazes, com Nazura. Os workshops foram transmitidos pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e permanecem disponíveis no canal do YouTube da pasta. 

Uma iniciativa inédita da fundação estadunidense The Carter Center, a campanha Informe Mulheres, Transforme Vidas tem como objetivo promover o acesso e direitos das mulheres à informação, de forma a conscientizar a população sobre a questão da violência de gênero. Na cidade de São Paulo, a ação é desenvolvida pelas equipes das secretarias municipais de Relações Internacionais, de Direitos Humanos e Cidadania, de Governo Aberto de São Paulo e da Controladoria Geral do Município, em conjunto com o The Carter Center.

“Estarmos no mundo a serviço da vida através do que mais amamos fazer! Que alegria fazer dobraduras com a campanha Informe Mulheres, Transforme Vidas, compartilhando a cultura e os valores das minhas raízes japonesas. Mais incrível ainda, fazer o tsuru como este símbolo de proteção, paz e esperança para as mulheres. Que esta live seja semente para novas coisas, acolhimento, união e realização. Obrigada pela oportunidade!”, disse Thaís Kato, artista de origami que ministrou a oficina do dia 01 de dezembro.

Na capital paulista, a campanha mobiliza os cinco Centros de Cidadania da Mulher (CCM), assim como os Centros de Referência da Mulher (CRM), a Casa da Mulher Brasileira (CMB). Esses equipamentos, qualificados para o atendimento de mulheres em situação de violência, formam a linha de frente da rede de proteção à mulher sob gestão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
"É fundamental criar alternativas para que cada vez mais as mulheres possam se informar sobre seus direitos e acessar os serviços municipais de forma simples e descomplicada. Esta campanha, em parceria com o The Carter Center, traz para a cidade de São Paulo a oportunidade de falar com todas as mulheres do município para construir a igualdade de gênero e a emancipação das mulheres”, pontuou a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Além de São Paulo, as cidades de Atlanta (EUA), Chicago (EUA), Amã (Jordânia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Colombo (Sri Lanka), Dhaka (Bangladesh), Dublin (Irlanda), Cidade da Guatemala (Guatemala), Kampala (Uganda), Lima (Peru) e Monróvia (Libéria) também foram escolhidas para desenvolverem ações midiáticas sobre acesso à informação e a participação cidadã das mulheres em seus municípios.

Empoderamento feminino e combate à violência
Os Centros de Cidadania da Mulher (CCM) são espaços de qualificação e formação em cidadania, nos quais mulheres de diferentes idades, raças e crenças podem se organizar e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais. As unidades estão localizadas em cinco regiões da cidade de São Paulo e oferecem às mulheres a oportunidade de propor e participar de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas para atender às suas necessidades e de sua comunidade.

Por serem espaços de escuta e acolhimento, a campanha da cidade de São Paulo utiliza o conceito “Um lugar para todas as mulheres”. A ideia destaca a atuação dos CCMs e CRMs para promover a cidadania e também orientar as mulheres em situação de violência sobre seus direitos e suportes oferecidos pela administração municipal.

Não hesite em denunciar. Disque 180 para buscar ajuda às mulheres vítimas de violência.