Prédio no Viaduto Mesquita Filho recebe pintura do artista italiano Andrea Ravo

Consulado Geral da Itália escolheu o pintor a convite da Prefeitura de São Paulo, com a finalidade de integrar o projeto municipal “Museu de Arte de Rua”

 O Consulado Geral da Itália, a pedido da Prefeitura de São Paulo, para integrar o projeto municipal “Museu de Arte de Rua” convidou o artista italiano Andrea Ravo para pintar a empena de um prédio de 13 andares no Viaduto Mesquita Filho, na capital. A pintura, cuja original é do artista do Caravaggio, inspirado em Moretto da Brescia, representa a caída de São Paulo de seu cavalo, momento no qual se converteu ao cristianismo, e está localizada na Itália, em Milão. A obra de Moretto esteve abrigada na igreja de Santa Maria durante toda sua história, fato que torna ainda mais especial a sua representação contemporânea nas ruas de São Paulo.

Para inaugurar oficialmente a obra, o Consulado-Geral da Itália realizará um evento na próxima terça-feira (14), às 15h30 em sua sede, com representantes da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e Secretaria Municipal de Educação (SME). Haverá momentos de fala do artista, Andrea Ravo; do Cônsul-Geral da Itália, Filippo La Rosa; da Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy; e um vídeo do Prefeito de Milão, Giuseppe Sala.

Durante duas semanas o artista Andrea Ravo encarou um prédio de 13 andares como uma tela em branco, convidativa o suficiente para que ele a decorasse com suas técnicas que representam tão bem o lugar da Street Art nos grandes centros urbanos.

Ravo iniciou seu trabalho há oito anos com o intuito de popularizar a arte que habita os museus, pintando obras clássicas, em particular de Caravaggio, em várias cidades italianas, do Norte ao Sul e até no exterior. Seu objetivo é levar as obras de arte para além dos muros e paredes das igrejas e dos museus para colocá-las nas ruas, disponibilizando-as para a população que circula pelos locais onde os murais são pintados. A essência da iniciativa é que as ruas da cidade virem um verdadeiro Museu de Arte.

A obra de Andrea Ravo reitera aquilo que já foi demonstrado em outras ocasiões, inclusive com a realização por parte do Consulado de um album de figurinhas, que substituiu o catálogo da exposição do Consulado italiano, Magister Raffaello, para que fosse distribuído a 12.000 estudantes da escola pública paulista.

“Depois da contribuição à arquitetura da cidade no século passado, estamos desejando deixar mais uma marca italiana na paisagem urbana de São Paulo. Esperamos de verdade ter começado uma nova fase de maior presença e visibilidade italiana na cidade. A street art é uma ferramenta extraordinária para dar sequência a esse projeto”, declarou o Cônsul Geral Filippo La Rosa.


Irmanamento entre São Paulo e Milão

Além de homenager uma nova concepção de arte, mais plural e inclusiva, podendo ser acessível àqueles que, por questões socioeconômicas, não têm fácil acesso a museus ou à arte clássica italiana, o grafite celebra os 60 anos de irmanamento entre a cidade de São Paulo e Milão. Assim, celebra-se também o vínculo entre seu lugar de origem e o lugar onde pôde nascer a interpretação da obra de Moretto.

São Paulo e Milão são cidades que possuem inúmeras sinergias, são ambas robustos polos econômicos de seus próprios países, apesar de não serem as respectivas capitais. Entre 2021 e 2022 as prefeituras das duas cidades celebrarão esse aniversário ao qual o Consulado-Geral da Itália participa dedicando esse mural.

A inauguração desse testemunho das fortes relações que unem Itália e Brasil é a celebração da importante atividade de promoção cultural que o Consulado-Geral da Itália realizou desde maio deste ano, com o objetivo de apoiar a retomada da cultura na cidade, lembrando que a arte, apesar de ser um dos setores mais afetados pela pandemia, foi também o que nos deu força e que nos permitiu estreitar laços sempre mais fortes entre países e culturas diferentes, tendo de ser acessível a todos para que possa alcançar seu potencial transformador.