Secretária de RI prestigia simulação de sessão da ONU por alunos da EM Helen Keller

Simbolicamente, a secretária Marta Suplicy declarou aberta a reunião, representando o papel de secretária-geral da ONU

 Nesta quinta-feira (9), a secretária municipal de Relações Internacionais (SMRI), Marta Suplicy, prestigiou a simulação de uma sessão da Organização das Nações Unidas (ONU) com 30 estudantes da Escola Municipal para Surdos Helen Keller. A cerimônia marcou o encerramento de semestre do MONUEM, ferramenta educacional única - implementada em escolas de Ensino Médio da rede pública, por meio de parceria de iniciativa do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).

Estavam na Helen Keller, também: o secretário municipal de Educação, Fernando Padula; o Embaixador Raymundo Santos Rocha Magno, Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP); a Subchefe do ERESP, Embaixadora Irene Vida Gala, e mais parceiros que compõem apoio à iniciativa, como o diretor executivo do Instituto Global Attitude, Rodrigo Reis.

Simbolicamente, a secretária Marta Suplicy declarou aberta a reunião, representando o papel de secretária-geral da ONU. Um momento para celebrar o empoderamento feminino. Em seguida, os alunos debateram, em Libras, o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS 8), da Agenda 2030 da ONU, que versa sobre Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

“Ali, os alunos estão se desenvolvendo com uma visão ampla do mundo, pensando e interagindo para além do circuito deles. A Covid-19 mostrou que o mundo não pode mais viver em isolacionismo. Como delegados e delegadas, os alunos debateram muito bem o que está acontecendo nos países que representaram”, comentou a secretária de RI, após acompanhar a reunião.

SOBRE O PROJETO

O Modelo de Simulação das Nações Unidas para o Ensino Médio (MONUEM-ERESP) acontece dentro do projeto MONUEM, proposto pela diplomacia para aproximar o Ministério das Relações Exteriores da população brasileira, em geral e, em particular, dos estudantes do ensino médio da rede pública da Cidade de São Paulo.

Por intermédio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) com o ERESP, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Global Attitude, a EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, no bairro de Cidade Tiradentes, foi a primeira escola a receber o programa no âmbito municipal. Em 2020, em razão do seu sucesso, o MONUEM-ERESP foi expandido para mais oito escolas, dentre elas a Hellen Keller.

Nessa ação pedagógica, alunos de 14 a 18 anos, além da oportunidade de ampliar o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as relações internacionais, desenvolvem habilidades como pesquisa, argumentação, solução de conflitos, empatia e cooperação.