Cidade de São Paulo participa da 26º Cúpula da Rede Mercocidades

Durante a Assembleia da organização, São Paulo foi nomeada como Coordenadora da Unidade Temática de Desenvolvimento Social e confirmada a permanência da Cidade no Conselho da rede

De 01 a 03 de dezembro ocorreu a 26º Cúpula de Mercocidades, em formato híbrido, com a participação do Secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais, Embaixador Fernando de Mello Barreto, e do Coordenador de Assuntos Internacionais Multilaterais e Redes de Cidades, Felipe Matsuda Toledo.

No primeiro dia, São Paulo realizou uma apresentação sobre o Projeto de Cooperação Sul-Sul, feito em parceria com as cidades de Niterói, La Paz e Buenos Aires. Durante a sessão “A cooperação Sul-Sul e seus aliados” foi apresentado o Programa de Cooperação Sul-Sul de Mercocidades e as experiências dos governos locais, incluindo o projeto “Redução das desigualdades com foco na transversalização das perspectivas de território, gênero e raça/etnia nas políticas públicas”.

O Embaixador Fernando de Mello Barreto, realizou a abertura para a apresentação, pontuando a relevância do tema e da cooperação internacional, enquanto o Coordenador, Felipe Matsuda, realizou uma breve apresentação do projeto de São Paulo.Durante a Assembleia Geral na Cúpula, São Paulo foi aprovada de forma unânime, para a Coordenação da Unidade Temática de Desenvolvimento Social e terá como Subcoordenadoras duas cidades argentinas: General Alvear e Villa Carlos Paz A Unidade busca promover a implementação de políticas sociais nas seguintes áreas: novos modelos de gestão de políticas sociais, dimensões sociais da pobreza, estratégias políticas para grupos vulneráveis, coordenação interjurisdicional de políticas sociais, etc.

A Prefeitura de São Paulo se tornou membro da rede em 2013 e presidiu-a durante a gestão 2015-2016. Durante o mandato, deu andamento à reforma do estatuto da organização e liderou diversas discussões para aprofundar a cooperação entre Mercocidades e outras grandes redes de cidades com presença na região. Durante a 26º Cúpula de 2021, houve a renovação da permanência da cidade no Conselho da rede, órgão superior de direção entre as assembleias.

No terceiro dia da Cúpula, também durante a Assembleia, o Secretário Adjunto, Fernando de Mello Barreto realizou uma breve intervenção, e citou a importância de alianças e cooperações internacionais neste momento de pandemia.

“O mundo se viu afetado pela COVID-19, e devemos seguir juntos para combater a nova realidade que enfrentamos. Os temas de desigualdade, saúde, vacinas, recuperação econômica, renda e trabalho, inclusão, clima e meio ambiente são urgentes e precisam estar no foco das agendas internacionais. Esta Assembleia possui uma enorme importância por gerar um espaço de discussão e diálogo entre os principais tomadores de decisão e formuladores de políticas. São Paulo possui o objetivo de construir uma cidade mais justa, sustentável, inclusiva e resiliente”, explicou.