Missão em Nova York: intercâmbio com SP para atender os mais vulneráveis no pós-pandemia

“Prefeito eleito de Nova York, Eric Adams, realizou discurso de estadista e mostrou-se aberto a trocar experiências com a cidade de São Paulo; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes deu um salto no discurso em grande empatia com Adams: soul mates”, comenta a secretária municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy

 Nesta sexta-feira (3), o prefeito eleito de Nova York, Eric Adams, que está em Gana, na África, participou de uma reunião com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e sua comitiva, por videoconferência, ao vivo. A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, que integra a comitiva da Prefeitura de São Paulo acompanhou esse encontro de autoridades, que reuniu, entre outros participantes, também, o seu homólogo, Edward Mermelstein.

Marta Suplicy relata que NY possui um cenário parecido com São Paulo no que diz respeito ao aumento de pessoas em situação de rua. Assim, a conversa entre os dois prefeitos deu prioridade à pauta de mais atenção ao social, à proteção ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

“Famílias inteiras estão nas ruas, no cenário pós-Covid 19, por não conseguirem pagar aluguel. Em São Paulo, temos cerca de 20 mil em 12 milhões de habitantes. NY tem cerca de 48 mil moradores de rua e 8 milhões de habitantes. Todas as noites, milhares de sem-teto desabrigados dormem nas ruas de Nova York, no sistema de metrô e em outros espaços públicos”, explicou a secretária municipal de RI da Prefeitura de São Paulo.

VISITA AO RDJ REFUGEE SHELTER

A comitiva da Prefeitura de São Paulo em Nova York visita ainda hoje o abrigo no Harlem, em Nova York, para solicitantes de refúgio e refugiados sem teto. Oferecem cuidado psicológico, defesa jurídica e recursos necessários para pleno estabelecimento.

A unidade iniciou operações no inverno de 2011 apoiando pessoas em situação de rua. Após o fim da estação, descobriram que as pessoas que ficaram eram imigrantes e solicitantes de refúgio. Em 2016, abriram as portas oficialmente como instituição voltada ao apoio de refugiados e solicitantes de refúgio.

Operam com um orçamento anual de U$200.000 a U$250.000 angariado por doações. Oferece aulas de inglês, treinamento, qualificação e apoio para alocação profissional, e acesso a uma clínica médica dirigida por estudantes da Universidade de Columbia.

O abrigo integra o programa da rede WANA – WE ARE NOT AFRAID, organização sem fins lucrativos liderada por pessoas não-brancas. Por sua vez, o WANA é afiliado à Igreja Episcopal Santa Maria (Saint Mary’s Episcopal Church).