Prefeitura de SP adere à Declaração da COP26 sobre aceleração da transição de carros e vans com emissão zero

Secretária Marta Suplicy destacou administração municipal relacionada à descabornização

Na manhã desta quarta-feira (10), em Glasgow, a Prefeitura de São Paulo aderiu à Declaração da COP26 sobre aceleração da transição de carros e vans com emissão zero. A organização do evento assistiu vídeo em que entre os participantes a secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy, destaca que a administração municipal trabalha alinhada às metas de descarbonização propostas pela declaração.

“Como cidades, estados e governos regionais, trabalharemos para converter nossas frotas de carros e vans próprios ou alugados em veículos com emissão zero até 2035, o mais tardar, bem como implementar políticas que permitam, acelerem ou de outra forma incentivem a transição para veículos de emissão zero o mais rapidamente possível, na medida do possível, tendo em conta nossos poderes jurisdicionais”, destaca-se do documento.

A Cidade de São Paulo possui política de mudanças climáticas instituída pela Lei Municipal 14.933/09, com o seguinte objetivo, destacado no Art. 4º. “A Política Municipal de Mudança do Clima tem por objetivo assegurar a contribuição do Município de São Paulo no cumprimento dos propósitos da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, de alcançar a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência antrópica perigosa no sistema climático, em prazo suficiente a permitir aos ecossistemas uma adaptação natural à mudança do clima e a assegurar que a produção de alimentos não seja ameaçada e a permitir que o desenvolvimento econômico prossiga de maneira sustentável.”

Assim, o compromisso assumido nesta manhã é convergente com a política pública do município.