Secretário Adjunto de Relações Internacionais representa a cidade de SP no Congresso Mundial da rede Metropolis

O evento visou debater soluções inovadoras para transformar, de maneira sustentável, os espaços metropolitanos

Ontem (09/11), o Secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais de São Paulo, Embaixador Fernando de Mello Barreto, representou o Prefeito Ricardo Nunes, membro do Conselho de Administração de Metropolis, em evento anual da rede. Líder global no fortalecimento da governança metropolitana, a organização dedica-se a encontrar respostas aos desafios atuais e futuros que os espaços metropolitanos enfrentam. O evento acontece, de maneira remota, dos dias 8 a 13 de novembro, tendo como cidade anfitriã Guangzhou, na China, atual presidente da rede.

Dentre os representantes presentes, estavam: o Prefeito de Teerã (Irã), Prefeito de Rosário (Argentina), Vice-Prefeito de Guangzhou (China) e a Diretora de Relações Internacionais de Montreal (Canadá).

O debate partiu de dois pontos: o que está em jogo nas cidades com relação com a pandemia e a recuperação a fim de garantir um futuro melhor, e as principais transformações (relativas a processos de tomada de decisão, políticas ou novos serviços públicos) que a pandemia ocasionou nas cidades.

São Paulo acredita que o futuro pós-pandêmico está voltado para a redução das desigualdades sociais e a uma recuperação econômica consistente e sustentável. “A pandemia deixou claro que a recuperação econômica deve ser sustentável e inclusiva. Alinhada à Agenda 2030, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Década de Ação, que norteiam as políticas públicas do Município”, destacou o Secretário Adjunto.

No evento, o Embaixador Fernando de Mello Barreto, apresentou também as soluções verdes realizadas na cidade de São Paulo, como o Plano Municipal de Ação Climática do Município [PLANCLIMA], que tem a meta de buscar recursos baseados na natureza em obras de infraestrutura de drenagem: “O princípio de funcionamento do PLANCLIMA é garantir iniciativas robustas que possam ser aplicadas imediatamente na gestão da cidade, incluindo todos os setores da administração municipal”.

A Cidade de São Paulo também está empenhada em investir na geração e qualificação de empregos sustentáveis, como através da iniciativa do Hub Green Sampa. Segundo o Embaixador Mello Barreto: “É a primeira iniciativa pública que visa reunir stakeholders estratégicos do setor das tecnologias sustentáveis para a implementação de uma plataforma que irá promover projetos inovadores de apoio ao desenvolvimento de tecnologias verdes”, pontuou.