Representando a cidade de SP, secretária municipal de Relações Internacionais participa de painel da COP 26

No “Brazil Climate Action Hub”, Marta Suplicy falou das metas da cidade baseadas na ciência, energia e transporte

Nesta terça-feira (09), a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), em Glasgow, Escócia, de modo remoto, em evento híbrido. Marta Suplicy representou a Prefeitura de São Paulo e o prefeito Ricardo Nunes.

No painel “Brazil Climate Action Hub”, Marta Suplicy reafirmou que as metas da cidade são baseadas na ciência, a fim de promover abertamente o tema da sustentabilidade em suas políticas públicas ousadas e flexíveis.

“Atualmente a ciência nos mostra que está concentrada nas cidades a maior parte das emissões de gases de efeito estufa. Em São Paulo, o terceiro inventário de emissões identificou que o setor de transportes representa 62% do total de gás carbônico emitido na atmosfera”, observou.

A secretária apresentou as principais previsões do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050 (PlanClima-SP), com destaque para o tema da eletrificação da frota de ônibus de São Paulo.

“Já estamos sob trabalho intenso para ter uma frota de ônibus com matrizes energéticas limpas no curtíssimo prazo. Nosso programa de metas já considera que 20% da frota seja carbono zero até 2024. Um compromisso que exige planejamento, disponibilidade de recursos internacionais e locais”, explica.

São Paulo instituiu o Comitê Gestor para Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas. Composto por representantes da sociedade civil, da Prefeitura e de operadores de ônibus, o COMFROTA simboliza o comprometimento da cidade com a transição dos veículos municipais e com o amplo diálogo com a sociedade.

Ela criticou os cortes que estão sendo promovidos pelo Governo Federal, que seriam fundamentais para o meio ambiente com danos de grande impacto.

Segundo Marta Suplicy, apresentar na COP 26 os principais compromissos da cidade de São Paulo é mostrar ao mundo, neste momento de intensos debates políticos, que as cidades, especialmente a quarta maior aglomeração urbana do mundo, podem efetivamente contribuir para redução da emissão de poluentes, combatendo mudanças climáticas.

“O compromisso de São Paulo é com a promoção da mobilidade urbana segura e sustentável, apoiando o crescimento econômico e mitigando os danos ambientais. Como um baluarte contra o negacionismo climático e científico, estamos comprometidos em trazer a ação climática para o centro das discussões, ao propor iniciativas ousadas e inovadoras, liderando o caminho.”, salienta a secretária.