Secretária Municipal de RI faz visitas técnicas ao Hub Madrid Food Innovation e ao Matadero, em Madri

As visitas fazem parte da proposta de intercâmbio com experiências da cidade de São Paulo

A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, encerra a missão internacional da Prefeitura de São Paulo, em Madri, realizando duas visitas técnicas em espaços de empreendedorismo e de cultura da capital espanhola: Hub Madrid Food Innovation e Matadero. As visitas integram proposta de intercâmbio com experiências da cidade de São Paulo.

Na semana, Marta Suplicy representou São Paulo e o prefeito Ricardo Nunes na XIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americana, assegurando à capital de São Paulo a presidência do Comitê de Cidades Sustentáveis e Resilientes da UCCI e postulando o título de “Capital Verde Ibero-americana” – que será decidido em 2022. A secretária, também, cumpriu agenda em encontros bilaterais com as prefeitas de Bogotá, Claudia López Hernández, e de Montevideú, Carolina Cosse. Firmou Acordo de Cooperação e Amizade entre São Paulo e Montevidéu.

 

Hub Madrid Food Innovation

É uma iniciativa da Prefeitura de Madri que visa a promoção de novos negócios (startups), por meio de tecnologias disruptivas na área de alimentos. Ali estão em desenvolvimento programas de incubação, aceleração e formação em diferentes áreas da cadeia agroalimentar. Há espaço coworking e uma cozinha laboratório instalada em 300 m² de área, equipada para a realização de testes de conceito, avaliação de protótipos e desenvolvimento de projetos.

“Hub Madrid Food Innovation é uma experiência incrível! O local está localizado num bairro periférico e humilde, o Villaverde, justamente para incentivar talentos jovens locais a desenvolverem práticas culinárias tendo como base os princípios da economia circular. Tive a oportunidade de, também, divulgar o Green Sampa, iniciativa da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que é coordenada com excelência pela secretária municipal Aline Cardoso e que incentiva o desenvolvimento econômico sustentável do município, por meio do fomento a negócios sustentáveis, tecnologias verdes e qualificação profissional”, comentou Marta Suplicy.

Segundo a secretária municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, “estamos em sintonia com o que há de mais atual no mundo e vamos avançando”.

O Hub Green Sampa é instalado em um prédio que era incinerador, local em que era realizada a queima de lixo na Capital. Agora, na Praça Victor Civita, zona oeste, há um espaço totalmente voltado à produção com pilares em sustentabilidade.


Matadero

Neste sábado (6), Marta Suplicy esteve no Matadero, que é um dos grandes centros culturais de Madri.

"Vimos uma exposição fantástica que me emocionou. Uma reinterpretação de Bosch (século XV) na modernidade. Tudo que está exposto se movimenta. Quadros indescritíveis na sua beleza e agressividade. Muitas ideias para nossa área da cultura", comentou Marta Suplicy.

O Matadero, enorme matadouro no centro da Madri, foi sendo reaproveitado aos poucos, conta a secretária municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo: "Quando o visitei, há alguns anos era 1/4 do que é hoje! Graças às parcerias privadas e ao investimento público, ganhou novos espaços revolucionários. Eu me impressionei muito bem com a sala de cinema, a que mais me impactou nesta visita! Aqui, no Matadero, tivemos concurso público para jovens arquitetos. É de extremo bom gosto o resultado! Austeridade, simplicidade e criatividade incríveis. Uma grande ideia!”