Prefeitura de SP participa da XIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas em Madri (Espanha)

Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, representa a cidade e o prefeito Ricardo Nunes, pleiteando a presidência do “Comitê de Cidades Sustentáveis e Resilientes da UCCI” e a postulação ao título de “Capital Verde Ibero-americana"

A secretária municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, está em Madri, onde representará a cidade e o prefeito Ricardo Nunes na XIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), que acontece de amanhã, quinta-feira (dia 4), até sexta-feira (dia 5 de novembro). A UCCI é uma rede internacional, sem fins lucrativos, e que integra e fortalece governos democráticos, tendo por destaques em sua agenda a sustentabilidade e a governança ambiental.

O encontro na capital espanhola reúne um foro político bianual de alto nível entre os representantes das capitais e grandes cidades ibero-americanas, no qual são definidas questões estratégicas da UCCI, como a eleição para cargos na estrutura da organização. Marta Suplicy apresentará, no primeiro dia do encontro, dois pleitos da cidade de São Paulo: a presidência do “Comitê de Cidades Sustentáveis e Resilientes da UCCI” e a postulação ao título de “Capital Verde Ibero-americana".

"Esse título de Capital Verde Ibero-americana foi estabelecido pela UCCI no ano de 2005, para reconhecer as políticas de governos locais que busquem fortalecer e consolidar as áreas verdes e a biodiversidade urbana, como base para avançar na direção de uma cidade sustentável. Queremos notabilizar São Paulo como vanguarda e contraponto à imagem de um Brasil do negacionismo científico e do negacionismo à proteção do meio ambiente", explica Marta Suplicy.

A postulação a esse título será feita durante a Assembleia, sendo que a decisão será tomada em reunião do Conselho Executivo – formado pelas cidades Copresidentes e Vice-Presidentes da UCCI – no ano de 2022.


REUNIÕES BILATERAIS

Durante a realização da XIX Assembleia Geral da UCCI, a Prefeitura de São Paulo, representada por Marta Suplicy, realizará três reuniões bilaterais, contando com as presenças de autoridades de Buenos Aires, de Montevidéu e de Bogotá.

“Temos alguns objetivos mais específicos com cada cidade, mas a todas reforçaremos dois convites: estarem conosco na programação da I Expo Internacional do Dia da Consciência Negra (Anhembi, dias 19, 20, 21 e 22 de novembro próximo) e na Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da ONU), entre os dias 8 e 10 de julho de 2022. São dois eventos sem igual, no mundo, e que realizaremos contando com a participação de parceiros internacionais. Estar em Madri é estratégico, neste momento”, diz Marta Suplicy.


BUENOS AIRES – No dia 4, a reunião será com a prefeitura de Buenos Aires, representada pelo subsecretário de Relações Internacionais e Institucionais, Francisco Andrés Resnicoff. São Paulo e Buenos Aires têm um Acordo de Cooperação assinado em 2020 nos temas da Cultura e Indústrias Criativas, Desenvolvimento Econômico e Investimentos, Relações Internacionais, Segurança, Mobilidade Urbana Sustentável, Desenvolvimento Urbanos e Infraestrutura, Turismo, Mudanças Climáticas, Saúde Pública e Educação. Há interesse na organização de um seminário entre São Paulo e Buenos Aires visando retomada econômica pelo turismo, para 2022.


MONTEVIDÉU – No dia 5, Marta Suplicy tem encontro bilateral com a prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse. Será assinado Acordo de Cooperação e Amizade entre as duas cidades, para as seguintes áreas temáticas: Agenda 2030, meio ambiente, combate ao racismo estrutural, desenvolvimento econômico, internacionalização, saúde, turismo e inovação.


BOGOTÁ – Também, no dia 5, a reunião será com a prefeita de Bogotá, Claudia López Hernández, e a diretora de Relações Internacionais Luz Medina Amparo. Em pauta: uma proposta de Acordo de Cooperação entre as cidades de Bogotá e de São Paulo. Há interesses das duas cidades na troca de experiências em matéria de ônibus elétrico e sustentabilidade urbana. Intercâmbio em políticas para a promoção de igualdade de gênero, respeito à diversidade e cidades antirracistas.

No encerramento da XIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), é prevista recepção dos representantes das cidades pelo rei da Espanha, Filipe VI.


VISITAS TÉCNICAS
Na capital espanhola, a secretária Marta Suplicy fará ainda visitas técnicas ao Hub Madrid Food Innovation, novo centro de empreendedorismo desenvolvido pela Prefeitura de Madri e ao Centro Cultural Matadero Madrid.

Na sexta-feira, Marta Suplicy conhecerá o Hub Madrid Food Innovation, iniciativa da Prefeitura de Madri e que visa a promoção de novos negócios (startups), por meio de tecnologias disruptivas na área de alimentos. Ali estão em desenvolvimento programas de incubação, aceleração e formação em diferentes áreas da cadeia agroalimentar. Há espaço coworking e uma cozinha laboratório instalada em 300 m² de área, equipada para a realização de testes de conceito, avaliação de protótipos e desenvolvimento de projetos.

“Vamos ao Hub Madrid para aprender o que há de novo por lá e trazer mais informações para a nossa proposta paulistana de inovação nessa seara. De outro lado, queremos dar mais conhecimento ao que estamos fazendo, pela Prefeitura de São Paulo, pois temos o programa Green Sampa, que incentiva o desenvolvimento econômico sustentável do município, por meio do fomento a negócios sustentáveis, tecnologias verdes e qualificação profissional. Estivemos juntas, recentemente, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso e eu, justamente, repassando o conceito da nossa experiência para mostrar nossas ações. É uma oportunidade de nos mostrar para possíveis futuras parcerias”, explica Marta Suplicy.

No sábado, a visita técnica será ao Centro Cultural Matadero Madrid. O local é um antigo matadouro, que foi convertido em centro de artes, criado para refletir sobre o ambiente sociocultural da cidade e fomentar intervenções artísticas, em modelo de cooperação institucional que une público e privado, garantindo participação da sociedade, pluralidade e revitalização da região onde se localiza.

“Cultura é soft power! No mundo pós-pandemia que viveremos, acredito que uma das mais fortes possibilidades de recuperação econômica virá por meio das expressões de nossos artistas e da revitalização de nossos espaços. Ao longo da vida aprendi que cidade boa de visitar é aquela que, também, é boa de viver. São Paulo pode mais nessas direções: fortalecer a cadeia produtiva da Cultura e revitalizar seus espaços, pois temos imensas áreas, sobretudo no centro. Temos locais que podem ser mais atraentes para investimentos, reforçando uma das vocações paulistanas, que é o turismo de negócios; aliado a outras vertentes, como o turismo cultural, o histórico e o de lazer”, pontua a secretária municipal de Relações Internacionais.