Secretaria Municipal de Relações Internacionais representará São Paulo na XIX Assembleia Geral da UCCI

Encontro multilateral de cidades latino-americanas discutirá o planejamento de ações da entidade até 2024 para, dentre seus objetivos, abordar a retomada sustentável da economia pós-pandemia

A Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, representará a cidade de São Paulo e a Prefeitura na XIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), que acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro, de forma presencial, em Madri, Espanha.

É um foro político bianual de alto nível entre os representantes das capitais e grandes cidades da Ibero-América, no qual são definidas questões estratégicas da UCCI, como a eleição para cargos na estrutura da organização.

São Paulo poderá postular uma “Capitalidade”, título de reconhecimento em determinadas áreas. O interesse é ser “Capital Verde Ibero-americana".

"Esse título de Capital Verde Ibero-americana foi estabelecido pela UCCI no ano de 2005, para reconhecer as políticas de governos locais que busquem fortalecer e consolidar as áreas verdes e a biodiversidade urbana, como base para avançar na direção de uma cidade sustentável. Queremos notabilizar São Paulo como vanguarda e contraponto à imagem de um Brasil do negacionismo científico e do negacionismo à proteção do meio ambiente", explica Marta Suplicy.

A postulação a esse título poderá ser feita durante a Assembleia, sendo que a decisão será tomada em reunião do Conselho Executivo – formado pelas cidades Copresidentes e Vice-Presidentes da UCCI – no ano de 2022.

Também, Marta Suplicy poderá pedir a presidência de um dos vários Comitês Setoriais da organização, como o de “Cidades Sustentáveis e Resilientes”.

 

Comunicação SMRI/Prefeitura de São Paulo