São Paulo recebe o 1º Circle of Excellence Award na Conferência Fast-Track Cities 2021

O prêmio reconheceu os resultados alcançados para ampliar o diagnóstico e tratamento de HIV, além de reduzir o número de novos infectados

 
Nesta última sexta-feira (22/10), a Cidade de São Paulo recebeu o 1º Circle of Excellence Award na Conferência Fast-Track Cities 2021, organizada pelo Instituto Fast Track, pela Associação Internacional de Provedores de Cuidados para AIDS e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS). O prêmio, também concedido a outras quatro cidades, reconheceu os resultados alcançados por São Paulo para ampliar o diagnóstico e tratamento de HIV, reduzir o número de novos infectados e alcançar populações mais vulneráveis, como a LGBTQIA+.

Durante o evento, o Prefeito Ricardo Nunes participou do Painel de Alto Nível “Humanismo nas Políticas Públicas”, falando sobre como trabalho da Coordenaria de IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde tem feito a Cidade atingir ou se aproximar das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, assinado pelo município. Na cerimônia de premiação, a Coordenadora de IST/AIDS, Maria Cristina Abbate, agradeceu o reconhecimento a São Paulo e destacou os resultados alcançados.

O município conta com mais de 450 Unidades Básicas de Saúde e uma rede especializada de IST/AIDS com 26 serviços. No primeiro semestre de 2021, 85% dos diagnosticados com HIV iniciaram o tratamento antirretroviral dentro do primeiro mês de diagnóstico, número que era de apenas 15% em 2016.

O Ministério da Saúde estima que 87% das pessoas com HIV na Cidade sabem de sua sorologia. Dos cerca de 45 mil diagnosticados acompanhados pela rede municipal, 85% estão em tratamento e, destes, 95% estão com carga viral indetectável, sendo, portanto, intransmissíveis. Os números são considerados pelo Instituto Fast-Track “Um exemplo e modelo a ser seguido pelas demais cidades do Instituto” e se aproximam da meta 95-95-95 estabelecida pelo UNAIDS.