Trabalho desenvolvido pelas Comissões Legislativas do Meio Ambiente é pauta no segundo dia da Pré-COP26

O recinto tem o objetivo de opinar a respeito do ecossistema e sobre a sua preservação, recuperação, poluição e entre outras formas de auxiliar no cuidado e preservação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, realiza a Pré-COP 26, evento internacional pensado para discutir formas de incentivo ao desenvolvimento sustentável, nos dias 07 e 08 de outubro. O painel de Comissões Legislativas Meio Ambiente, transmitido nesta sexta-feira, debateram as políticas públicas ambientais que estão em pauta no poder legislativo. Estiveram na frente da apresentação o Vereador Paulo Frange, Vice-presidente da CMSP; a Deputada Marina Helou; e o Vereador Xexeu Tripoli.

“Estamos vivendo um momento crítico da humanidade em relação a mudança climática e o tempo e espaço bastante restrito para que possamos manter as condições de vida na terra da forma que conhecemos sem um impacto gigantesco e aprofundando o quanto esse tema do meio ambiente está diretamente relacionado a vida das pessoas. A abordagem na perspectiva do racismo ambiental, por exemplo, pois os mais impactados com falta de água, enchentes e poluição do ar são os periféricos e mais vulneráveis”, diz a Deputada Marina Helou.

O Vereador Xexeu Tripoli pontuou a importância das Comissões para a agenda ambiental: “Nós fomos ensinados e treinados para consumir e isso é muito errado. Hoje temos uma urgência de diminuir o nosso resíduo do planeta. Temos um continente de plástico boiando no oceano, então já tomamos o micro plástico na nossa água e no nosso alimento. As Comissões são uma forma da gente expandir o assunto. Precisamos mudar primeiramente nossos hábitos e depois expandir para nosso entorno”, comenta.


Sobre a COP26

Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima Conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.