Cidade de São Paulo apresenta soluções para gestão de resíduos

O setor de resíduos sólidos é o terceiro emissor de CO2 no Estado de São Paulo, e alternativas para manutenção é tema na Pré-Cop26

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, realiza a Pré-COP 26, evento internacional pensado para discutir formas de incentivo ao desenvolvimento sustentável, nos dias 07 e 08 de outubro. O painel de Gestão de Resíduos, transmitido nesta sexta-feira, discutiu a importância do tema para a cidade como Capital Verde, e teve apresentação de Túlio Barrozo Rossetti (Amlurb); Juliana Marra da Unilever; e José Valverde, Coordenador Executivo do Comitê de Integração da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Um dos assuntos abordados durante o painel foi o EcoPark, que integra diferentes tecnologias, para tratar e recuperar resíduos, além de reduzir o volume encaminhado aos aterros sanitários, o que expande sua vida útil e diminui seus custos para a sociedade.

“Hoje a gente destina 100% dos resíduos domiciliares da cidade em aterros. A ideia é ter tratamento antes de jogar no aterro. De 100% que entra em um EcoPark, vão para aterros apenas 8%. Ou seja, apenas aquilo que realmente é rejeito”, explica Túlio Rossetti.

José Valverde explica que a regionalização busca viabilizar a economia para que os municípios possam avançar no tema: “As diretrizes do estado se baseiam na linha da regionalização das novas rotas tecnologias e na conexão que nós temos no plano de ação climática com nossa política de resíduos. Nosso desafio é buscar a valorização deles”, comenta.


Sobre a COP26

Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima Conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.