Painéis sobre plano climático e resiliência urbana são destaques na Pré-COP

Os temas foram debatidos por autoridades como o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro; o Secretário Nacional Adjunto da CB27, Normando Sales; e o vice-diretor para a América Latina da Rede C40, Ilan Cuperstein

Com intuito de debater com os paulistas e a população brasileira, temas relacionados aos principais assuntos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que acontecerá em Glasgow (Reino Unido) em novembro, a Prefeitura do Município de São Paulo realiza entre os dias 7 e 8 de outubro, a “Pré-COP 26”.

“Glasgow é aqui. Aqui e em todos os governos locais do planeta, que a população sente os impactos das Mudanças Climáticas e se mobiliza para ganhar resiliência face ao fenômeno”, diz o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro.

A resiliência urbana configura o eixo principal das ações de enfrentamento às mudanças climáticas. Abrangem a mobilização e emprego de recursos visando conferir conforto e segurança à população, e manutenção das atividades econômicas da cidade nas emergências decorrentes das alterações extremas do clima.

O painel desse tema tratou da questão da resiliência urbana tendo como foco a cidade de São Paulo. “Foi apresentada a necessidade de São Paulo construir um Plano de Resiliência Urbana para fazer frente aos efeitos das mudanças climáticas e de outras condições e efeitos aos quais as grandes metrópoles estão sujeitas”, explica o Professor da USP Marcelo Romero.


Sobre a COP26

Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima Conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.