Painel Infraestrutura Urbana é destaque no segundo dia da Pré-COP 26

Sessão discutiu a importância de bons alicerces para a construção de São Paulo como Capital Verde

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, realiza a Pré COP 26, evento internacional pensado para discutir a redução de emissão de carbono e formas de incentivo ao desenvolvimento sustentável, nos dias 07 e 08 de outubro.

O painel Infraestrutura Urbana foi transmitido nesta nesta sexta-feira e discutiu a importância de ter bons alicerces para o desenvolvimento sustentável e a construção de São Paulo como Capital Verde. Com mediação do Coordenador de Relações Internacionais, Rodrigo Massi, foi apresentado pelo secretário municipal de Subprefeituras da Cidade de São Paulo, Alexandre Modonezi, pelo professor da USP do Departamento de Engenharia de Construção Civil, Flávio Maranhão, pela pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados, Tatiana Tucunduva, pelo geólogo e mestre em geografia pelo Instituto de Geociências da USP, Ronaldo Malheiros e pelo meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Michael Pantera.

O secretário Alexandre Modonezi comentou sobre as ações implantadas pela Prefeitura, como os jardins de chuva e o monitoramento de piscinões e túneis, para garantir uma boa infraestrutura na cidade. Segundo ele, soluções baseadas na natureza e tecnologia, como os jardins de chuva e bosques de conservação urbana, são formas simples, eficazes e necessárias de garantir uma melhora na qualidade de vida para os munícipes.
Em relação ao papel da academia na transformação de São Paulo em Capital Verde, Flávio Maranhão afirmou que, ao desenvolver ferramentas que caibam no bolso, o âmbito acadêmico fornece material para a elaboração de uma agenda pública com políticas válidas. “O uso da tecnologia vem para esclarecer e dar subsídios para a tomada de decisões. Temos que caminhar para a integração, informação e decisão rastreada”, disse.

“Toda vez que a gente fala de questão climática, a gente precisa pensar que o poder está em nossas mãos. Nós temos condição de pesquisa, vontade política e, com a participação e engajamento da sociedade civil, nós conseguimos fazer a diferença”, completou Tatiana Tucunduva. A pesquisadora também afirmou que é possível fazer a diferença com pequenas ações e que tudo que proporcionar uma melhor qualidade de vida é extremamente positivo.

O geólogo Ronaldo Malheiros aponta que a gestão pública deve ter um olhar diferente e que o poder público, por meio de suas políticas, prepara a cidade para situações futuras adversas. “Políticas públicas, nesta ótica das mudanças climáticas, disputam da gestão outros olhares para tentar alternativas que tragam outras funções para a cidade”, disse.
Ao finalizar o painel, Michael Pantera afirmou que São Paulo é uma das cidades mais bem preparadas para enfrentar as consequências das chuvas intensas de verão e que as soluções propostas são extremamente necessárias. “São Paulo está dando um passo adiante”, finalizou.


Sobre a COP26

Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima Conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.