Investimentos em transporte coletivo são destaque durante a Pré Cop 26

Conferência internacional traz diversos painéis voltados ao desenvolvimento sustentável e construção de São Paulo como Capital Verde

A Prefeitura de São Paulo realizou no dia 7 de outubro o pré-COP 26, um evento internacional para discutir a redução da emissão de carbono e forma de desenvolvimento sustentável. Durante apresentação no painel Mobilidade Urbana, a Assessora Técnica da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), Maria Teresa Diniz, falou sobre a importância da eletrificação da frota de ônibus, e do cumprimento das metas de mobilidade e transportes da Prefeitura, como a de ampliar para 20% a frota de ônibus por energia limpa. A cidade de São Paulo tem atualmente 201 trólebus e 18 ônibus à bateria, que circulam pela região sul.

Maria Teresa também apresentou o Aquático, transporte hidroviário que será implantado na represa Billings, e que vai reduzir o tempo de viagem de moradores de bairros como Pedreira e Cocaia. O Aquático poderá ser pago com o Bilhete Único, permitindo integração entre modais e encurtando as viagens dos passageiros de transporte público.

Como incentivo para uso do transporte coletivo, a Prefeitura de São Paulo também tem como meta implantar mais corredores de ônibus, garantindo maior conforto aos passageiros e maior fluidez. Em sua apresentação, Maria Teresa mostrou como será o BRT Aricanduva, projeto que tem financiamento do Governo Britanico, com intermediação do Banco Mundial.


Maior malha cicloviária

São Paulo tem hoje a maior malha cicloviária do país, com 684 quilômetros. No programa de metas, serão implantados mais 300 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. “A Prefeitura de São Paulo tem investido em modais ativos e também na melhoria do transporte público, garantindo maior qualidade de vida para a população“, afirma Maria Teresa.
O painel foi apresentado pelo secretário de Mudanças Climáticas de Niterói, Luciano Gagliardi Paez, e Ariaster Chimeli, professor da FEA-USP.

 

Para conferir a matéria sobre a abertura do evento, clique aqui.