Prefeitura lança Virada ODS em São Paulo

Evento será realizado entre os dias 8 e 10 de julho de 2022, com atividades variadas em toda a cidade

A Prefeitura de São Paulo lançou neste sábado (25) a Virada ODS, evento que acontece entre os dias 8 e 10 de julho de 2022, com o objetivo de popularizar e engajar a população paulistana nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. A cerimônia de lançamento aconteceu no Conservatório da Praça das Artes, no Centro Histórico de São Paulo, e contou com a participação do prefeito Ricardo Nunes, secretários municipais, parlamentares, representantes da ONU e da sociedade civil.

A Virada ODS é promovida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e contará com uma programação espalhada pela cidade com atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackathon, congresso internacional, entre outras. O objetivo é atrair novos negócios e parcerias internacionais para construção de uma São Paulo mais verde, inteligente e inclusiva. 

Durante sua fala no cerimonial, Marta Suplicy, secretária da SMRI, lembrou que o Conservatório da Praça das Artes foi cenário das aulas de Mário de Andrade, poeta e romancista brasileiro, um dos fundadores do modernismo no país. Segundo ela, a Semana de Arte Moderna de 1922, que completará seu centenário ano que vem, será uma inspiração para a Virada ODS. 

“A Semana de Arte Moderna teve um impacto enorme nas artes e na cultura brasileira. São Paulo é vanguarda e vamos fazer história novamente com a Virada das ODS. O nosso trabalho irá para a ONU como um exemplo de que podemos vencer por meio do entendimento e da cooperação”, afirmou Marta Suplicy. 

A escolha da data de lançamento da Virada ODS levou em conta que 25 de setembro é o Dia de Ação Global Pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as metas do evento, que prevê um público de 60 mil pessoas, estão: a promoção de ações da cidade para o mundo de forma a atrair parcerias; a implementação de projetos inovadores ligados aos ODS nas diversas regiões de São Paulo; além da promoção de uma cultura participativa e inovadora para solução de problemas.

“Hoje completam seis anos desde a publicação da Agenda 2030 pela ONU e, nesse dia, a cidade de São Paulo faz essa ação para marcar seu compromisso com a agenda de sustentabilidade ao lançar a Virada da ODS 2022. Este encontro é sinônimo do que é São Paulo: uma cidade muito alinhada e antenada com as questões mundiais. Não tenho dúvida nenhuma de que vamos ter muito sucesso!”, disse o prefeito Ricardo Nunes. 
O cerimonial contou ainda com falas de parlamentares e representantes da ONU, além da apresentação das ações prioritárias, grade de programação e estrutura do evento, que deve acontecer no Pavilhão do Parque Ibirapuera e em outros nove polos espalhados pela cidade. 

A Agenda 2030 da ONU, que prevê os 17 ODS, vai além da questão ambiental e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, por exemplo, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.  Nesse sentido, o combate ao racismo é um dos pilares fundamentais para atingir esses objetivos.  

“A gente precisa entender que o racismo é realmente o grande obstáculo para que esses objetivos sejam alcancados. Então, sem a luta antirracista a gente não vai conseguir muita coisa. Por isso, para o sucesso dessa Agenda é necessário que sociedade civil, o setor privado e o Estado se comprometam fortemente com o combate ao racismo”, pontuou a embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Kenia Maria.